Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.8.14

Qual o papel de Marina Silva?

Qual o papel de Marina Silva?

Breno Altman
BRENO ALTMAN 19 de Agosto de 2014 às 09:06

Ela passou a ser uma interlocutora razoavelmente confiável do capital financeiro e não apresenta contradições importantes com o programa neoliberal vocalizado pela direita tradicional


Ela se apresenta como terceira via entre o PT e o PSDB. A velha mídia, desejosa de forçar um segundo turno nas eleições presidenciais, compra e vende essa versão. Muita gente de esquerda acredita nessa narrativa.

Mas tal hipótese é refutada pela trajetória recente da virtual candidata do PSB, pela natureza dos grupos empresariais com os quais mantêm vínculos orgânicos, pelo núcleo de assessores econômicos que a cercam e pelas relações internacionais que desenvolveu. Para não falar em suas posições retrógradas acerca de direitos civis e seu flerte com posturas que confrontam o Estado laico. 

Marina Silva passou a ser uma interlocutora razoavelmente confiável do capital financeiro, defende ajustes econômicos pró-mercado, tende pela retorno da política internacional à aliança com os EUA e demais potências ocidentais. Não apresenta contradições importantes com o programa neoliberal vocalizado pela direita tradicional, salvo em questões ambientais.

A ex-senadora, de fato, é o plano alternativo da burguesia e seus braços de comunicação para derrotar o PT e a presidente Dilma, caso Aécio Neves demonstre demasiada vulnerabilidade eleitoral. Uma espécie de Collor com história e origem popular, capaz de pairar acima das classes e dos partidos, com sua peculiar fusão de ecologia, moralidade e religião, para melhor enfrentar a esquerda possível.

http://www.brasil247.com/+eutkk

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz