Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.8.14

Dia 7 será de chamamento para a reforma política

Dilma no Alvorada: Dia 7 será de chamamento para a reforma política

Dilma convoca população para a reforma política!

Video of Dilma convoca população para a reforma política!

A presidenta Dilma Rousseff disse, em entrevista coletiva no final da tarde dessa segunda-feira (25), que o dia 7 de setembro será de chamamento público para a reforma política. O tema foi tratado por ela em audiência com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Movimento de Combate à Corrupção, defendiam, assim como o governo, uma discussão sobre o tema com participação popular.

No ano passado, a presidenta Dilma apresentou um pacto em resposta a reivindicações da sociedade e entre os temas estava o plebiscito por uma reforma política. Os movimentos sociais se organizaram e iniciaram a coleta de assinaturas para reivindicar mudanças, já que a última grande alteração se deu na Constituição de 1988. Hoje, a CNBB disse à presidenta que quase 400 mil pessoas já assinaram o documento por uma reforma que leve à maior transparência, mais ética nas relações político-eleitorais e uma discussão muito clara sobre a questão do financiamento público de campanha.

"Eu externei que (...) nós reiterávamos amplo acordo quanto a isso e, do ponto de vista do governo, nós apoiávamos todas essas iniciativas que busquem de fato uma reforma política, que torne as instituições adequadas ao tamanho do Brasil, adequadas hoje tanto às relações sociais, econômicas, que existem e que exigem cada vez mais que a sociedade seja ouvida. Que haja uma participação da sociedade, através dessa consulta, que torne também os mecanismos de controle do bem público muito mais claros do ponto de vista dos processos eleitorais, que resolva as questões relativas à representação", declarou a presidenta.

Questionada sobre o que achava do fato de a campanha do PSB ainda não ter se posicionado oficialmente sobre o uso de um jatinho na campanha presidencial, Dilma afirmou que não se manifestaria sobre a postura de candidatos de forma alguma. "Agora, acho que candidato a qualquer cargo eletivo, principalmente a presidente da República, está sujeito a ser perguntado sobre qualquer questão e deve responder, se puder".

Respondeu também sobre o fato de uma cidadã, identificada pelo repórter como eleitora, ter recebido uma prótese dentária um dia antes de ela visitar a comunidade de Batatinha, na Bahia. Dilma foi categórica: "o lamentável é que tenham dado para ela só um dia antes da minha chegada. Tinha obrigação de quando ela recebesse o Bolsa Família receber também, porque essa é a parceria", afirmou.

Para ela, a busca ativa que ajudou a retirar milhões da pobreza deve ser usada também para chegar ao cidadão que pode ser beneficiado por outros programas que muitas vezes desconhece, como o Brasil Sorridente. Segundo Dilma, no município próximo à comunidade de Batatinha tem tanto uma unidade para tratamento como também o laboratório de prótese. "Então, respondendo a sua pergunta, eu sou contra que eles tenham feito isso antes de eu chegar. A obrigação tanto do ministério (da Saúde) quanto da prefeitura é ter rastreado todo mundo que precisa. Não tem hoje no Brasil essa história de que é uma benesse uma pessoa receber uma dentadura. Benesse coisa nenhuma, é uma obrigação do estado, é um direito do cidadão, principalmente quando a gente tem um programa como esse Brasil Sorridente", declarou.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz