Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

15.8.14

imprensa

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." Joseph Pulitzer



.........................................................................................................................................



A "EXCITAÇÃO MÓRBIDA" DOS ANALISTAS LOGO DEPOIS DA TRAGÉDIA
Eduardo morre e urubus fazem contas: a excitação mórbida dos "analistas"

por Rodrigo Vianna e Maria Frô, em 14/08/2014

Os corpos ainda não haviam sido localizados. Os bombeiros ainda procuravam as caixas pretas do avião em que viajavam Eduardo Campos e mais seis pessoas. Mas o "mercado" e a gloriosa mídia brasileira já faziam suas contas.

O Blog da Maria Frô captou bem essa onda que foi invadindo a internet durante esse trágico 13 de agosto. A "Veja" especula com números da Bolsa. A "Folha" adianta-se e faz pesquisas, já perguntando: "ontem, o candidato Eduardo Campos morreu em um acidente de avião; na sua opinião o PSB deveria: 1 lançar Marina Silva como candidata a presidente, 2 lançar outro candidato…"

Começo da tarde: comentaristas da "GloboNews" tentavam estabelecer o "novo quadro político". No rádio, uma "analista de mercado" dizia que a morte de Eduardo (os outros seis mortos nem são levados em conta) cria "um fato novo" na campanha eleitoral.

A analista chegou a dizer que isso poderia ser "positivo para o Brasil".

HÁ CERTA EXCITAÇÃO NO AR. EXCITAÇÃO MÓRBIDA. Comentaristas gagos, acadêmicos globais e outros quetais animam-se com a possibilidade de que Marina seja candidata e ajude a levar a eleição ao segundo turno. É a torcida da revista "Veja". Torcida que se exalta, sem respeitar os mortos, nem as famílias, nem nada mais.

NÃO ME ESPANTA. TENHO OUVIDO COISAS INCRÍVEIS PELAS RUAS. O Brasil está envenenado.

Sim, Marina pode ser candidata. O DataFolha já registrou até pesquisa eleitoral com o nome de Marina Silva na corrida.

A ELITE BRASILEIRA TEM PRESSA. É preciso definir o que fazer. Qual será o canto de sereia a convencer Marina? É preciso sondar humores.

FHC, numa rádio, respondia que a entrada de Marina muda tudo. "Não sei se ganha, mas aumenta a chance de segundo turno".

Esse é o papel (falta combinar com a ex-ministra) reservado a Marina, nos sonhos de colunistas, comentaristas gagos e urubus de toda ordem: levar a eleição pro segundo turno, carregando o cadáver de Eduardo se preciso. Desde que no segundo turno esteja Aécio, e não a própria Marina.

Mas o quadro se complica. O eleitor nordestino de Eduardo é muito sensível ao que indicar Lula. O ex-presidente guarda um silêncio respeitoso, enquanto revistas da marginal e marginais de revistas fazem cálculos, contas e insuflam a onda de ódio no Brasil.

TUDO ISSO POR CIMA DOS CADÁVERES de Eduardo e das outras vítimas do acidente.

Marina é útil? Ótimo. Falta combinar com o eleitor.
...............................................................................

publicado em 14 de agosto de 2014 às 8:28
por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador, com Maria Frô, em seu blog

http://www.viomundo.com.br/politica/maria-fro-e-rodrigo-vianna-excitacao-morbida-dos-analistas-logo-depois-da-tragedia.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz