Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.8.14

Brasil teve sucesso no combate ao desmatamento na Amazônia

Relatório norueguês mostra que Brasil teve sucesso no combate ao desmatamento na Amazônia

Relatório divulgado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (link is external) (Norad), nesta segunda-feira (18), analisa que o Brasil teve "um bom progresso para proteger a floresta amazônica". O documento ainda diz que "a taxa de desmatamento do Brasil e as correspondentes emissões de gases-estufa caíram fortemente". A avaliação é de que haverá ainda mais reduções graças à parceria com o governo da Noruega. O documento observa que os projetos financiados com dinheiro norueguês no Brasil estão "traçando o caminho para futuras reduções".

A Noruega é um dos nossos principais parceiros de programas de preservação ambiental. Dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (link is external) (PNUD), o Fundo Norueguês atua em diversas frentes, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, trabalhando com as populações que dependem da floresta para sobreviver e com grupos de especialistas em preservação ambiental.

Em 2008, o Brasil criou o Fundo da Amazônia (link is external), administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aberto à cooperação de vários países, pessoas físicas e empresas. Devido aos bons resultados apresentados pelo Brasil na contenção do desmatamento da Amazônia, a Noruega mantém seu planejamento de doar 1 bilhão de dólares (link is external) para preservação até 2015.

Outro relatório (link is external), apresentado pela Norad no fim do ano passado, diz que não foi só a preservação ambiental que levou o Brasil ao topo das estatísticas. É destacado o comprometimento do governo brasileiro com as questões relativas aos direitos humanos, inclusão social e participação das mulheres: "O Brasil é hoje a sexta economia do mundo e uma conhecida política de distribuição de renda e crescimento econômico tirou mais de 30 milhões de brasileiros da pobreza (…) O governo do país aumentou o foco na participação das mulheres em todos os aspectos da vida política e econômica e está aumentando o número de mulheres ocupando cargos executivos no governo".

O relatório da Norad faz uma análise de outros setores e também destaca as iniciativas do governo no combate à corrupção: "A presidenta está muito focada em combater a corrupção no setor público e no governo. O relatório aponta que a Lei de Acesso à Informação trouxe muito mais transparência ao nosso país: "O Brasil está trabalhando para criar uma sociedade mais aberta, onde as pessoas têm acesso a informações sobre as atividades do setor público".

Temos visto sempre que o Brasil tá fazendo bonito lá fora. O mundo inteiro aponta os esforços do nosso governo para crescer, distribuir renda e manter o foco na sustentabilidade ambiental. A análise do relatório Histórias de sucesso no âmbito do desmatamento, da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Preocupados), também aponta no mesmo caminho. Para eles, o Brasil é a nação que obteve os maiores índices de redução do desmatamento e emissões de CO² no mundo, tornando-se exemplo no que se refere a ações relacionadas ao Meio Ambiente.


http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/relatorio-noruegues-mostra-que-brasil-teve-sucesso-no-combate-ao-desmatamento-na

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz