Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.10.13

» Série de documentários sobre a história do Brasil estreia na TVE e TV Brasil, nesta quarta-feira


Série de documentários sobre a história do Brasil estreia na TVE nesta quarta-feira
Filmes são obra do cineasta, fotógrafo e documentarista Jean Manzon

Memória do Brasil é uma série de 13 programas para televisão, com duração de 26 minutos cada, focalizando a história do Brasil documentada por Jean Manzon, cineasta, fotógrafo e documentarista. O acervo de Jean Manzon é reconhecidamente um conjunto de filmes e fotos que retrata, de forma única, a história filmada do Brasil. Ele nos legou uma rica iconografia que abrange os mais diversos temas: a aculturação das nações indígenas, a peculiaridade dos tipos humanos regionais, a natureza, o crescimento das cidades, a industrialização, o carnaval, além dos problemas sociais.

O programa vai ao ar toda quarta-feira pela TVE em rede com a TV Brasil, às 23h, a partir de 9 de outubro.

Cada episódio é dividido em dois blocos de aproximadamente 13′ minutos cada. A apresentação é do jornalista e escritor Ruy Castro.

Confira a lista dos filmes que serão exibidos durante a série Memória do Brasil:
Uma canção brasileira (1983)
O Brasil em 80 minutos (1961)
O que é a Petrobrás (1955)
A Constituição acima de tudo (1962)
O Bonde, esse eterno sofredor (1957)
A mais linda cidade do mundo (1957)
O bandeirante (1957)
Weekend em Paris (1962)
Nordeste problema número um (1963)
As favelas vão acabar (1963)
Comunicação Total (1972)
i Cavalcanti (1972)
O Torcedor (1966)
A obra e seu criador (1966)
Os campeões da elegância (1955)
Alberto Santos Dumont, inventor (1972)
A luta pelo transporte em SP (1952)
O transporte do carioca (1954)
A Ponte Rio – Niterói (1973)
Amazônia vai ao encontro de Brasília (1958)
O Bandeirante de hoje (1958)
A grande missão da FAB (1958)
O Mundo aclama o Brasil (1956)

Jean Manzon

Jean Manzon chegou ao país em 1940, depois de trabalhar no jornal “France-Soir”, na revista “Paris-March”, e para o serviço cinematográfico da Marinha Francesa. Foi condecorado várias vezes no Brasil e no exterior. Ao longo de sua trajetória no Brasil, Jean Manzon desenvolveu um estilo pessoal inconfundível. Entre 1943 e 1952 fotografou para a revista “O Cruzeiro”, ao lado do jornalista David Nasser. Seu trabalho foi um dos fatores responsáveis pelo aumento da tiragem da revista “O Cruzeiro” e de sua enorme popularidade. Manzon revelou aspectos até então desconhecidos do país. Ele nos legou uma rica iconografia que abrange os mais diversos temas: a aculturação das nações indígenas, a peculiaridade dos tipos humanos regionais, a natureza, o crescimento das cidades, a industrialização, o carnaval, além dos problemas sociais.

Manzon publicou seis livros. O primeiro, “O mergulho na Aventura”, com o jornalista David Nasser; o segundo, “Flagrantes do Brasil”, com apresentação do pintor Cândido Portinari, e dos escritores Manoel Bandeira e Rachel de Queiroz; o terceiro, “Brasil”, com apresentação de André Maurois; o quinto, “Féerie Brésilienne”, editado na Suíça; o sexto, “Bolívia”, com apresentação do escritor Miguel Angel Astúrias, Prêmio Nobel de Literatura. Mas não foi apenas o Brasil que se encantou com o cinema de Jean Manzon. Dos onze prêmios nacionais e internacionais recebidos, alguns alcançaram as telas e críticas internacionais como: “Samba fantástico” – 1955 em Cannes, “Amazônia”- 1958 Leão de Ouro da Bienal Internacional de Veneza – “Uma canção brasileira”- 1980 Medalha de ouro na China, “Brasil terra de contrastes” – 1983 aplaudido no Lincon Center em Nova Iorque, “O novo Brasil” – 1990 “Award Festival Industrial” de Chicago pelo seu último trabalho.

A trajetória do trabalho de Jean Manzon seguiu trilhas paralelas ao desenvolvimento político, social, cultural e industrial do país cobrindo o período entre 1940 e 1990. Em 1952 criou sua Produtora Cinematográfica, onde tornou-se o maior expoente do documentário brasileiro. Parte dos filmes versam sobre o grande desenvolvimento econômico e industrial do país, além de importantes relatos a respeito da diversidade cultural e a importância de um país continental que foi retratado através de uma visão crítica e artística do cineasta. A premiada biografia cinematográfica repercutiu em vários países mostrando as importantes riquezas naturais valorizadas mundialmente, como a Floresta Amazônica e o Pantanal Mato-Grossense, além da cultura e o folclore de nosso povo. O acervo Jean Manzon é um dos maiores patrimônios cinematográficos de preservação da história e da memória no Brasil e em toda América Latina produzido por um só artista.


Mais informações:

http://www.tve.com.br/2013/10/serie-de-documentarios-sobre-a-historia-do-brasil-estreia-na-tve-nesta-quarta-feira/
http://tvbrasil.ebc.com.br/memoria-do-brasil


TVE RS:
http://www.tve.com.br/ e http://www.ourwebtv.com/watch.asp?channel=TVE+RS+ao+Vivo

TV Brasil:
http://tvbrasil.ebc.com.br/





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz