Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.10.13

Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo


Ciclo de Palestras “Alimentação e Meio Ambiente” - Sistemas Alimentares Saudáveis

 

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente em 16 de outubro. Esta data coincide com a criação da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar a atenção para importantes questões envolvendo a segurança alimentar e nutrição.
Em 2013 a FAO definiu como tema para este dia “Sistemas Alimentares Saudáveis” e propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercialização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza um bocado de água, cria perigosos gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta.
(fonte: site FAO Brasil).

Este ciclo de palestras tem o objetivo de abordar diversos aspectos da temática que possibilitem a reflexão e diálogo na perspectiva de uma alimentação compatível com o momento atual e na direção da sustentabilidade e do prazer de comer e conviver.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 


Programação:

15/10/2013 – (3ªf) – “Mercantilização da Infância: A comunicação mercadológica de alimentos”
A palestra tratará do tema da abusividade do direcionamento de mensagens comerciais, comunicação mercadológica e publicidade, às crianças – assim entendidas as pessoas de até 12 anos de idade – por conta da fase de desenvolvimento em que estão e por não terem condições de responderem com igualdade a esse assédio do mercado, que tem se deslocado dos tradicionais espaços midiáticos como a TV e passando a invadir os espaços públicos e de convivência social da criança como são os parques e as escolas, sejam elas públicas ou privadas. Também abordará os impactos que essa comunicação gera nas crianças, principalmente, quando dizem respeito a produtos alimentícios, no campo da obesidade infantil e das doenças crônicas não transmissíveis. Por fim será brevemente apresentado o panorama legal e político em que se encontra essa discussão.

Facilitação: Isabella Henriques, advogada e Mestre em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Autora do livro ‘Publicidade Abusiva dirigida à criança’, cuja primeira edição foi publicada em 2005 pela Editora Juruá, e uma dos coordenadores e também dos autores da obra ‘Publicidade de Alimentos e Crianças – Regulação no Brasil e no Mundo’, publicada em 2013 pela Editora Saraiva. Autora de diversos artigos sobre temas ligados à infância, consumo e publicidade. Diretora de Defesa e Futuro do Instituto Alana, organização não governamental, que tem como missão Honrar a Criança, onde atua desde 2006 também como coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo, do qual participou da criação e implementação e que tem como missão “Promover a conscientização e a defesa dos direitos da criança frente à comunicação mercadológica.

 

17/10/2013 – (5ªf) – “Alimento Saudável em um Meio Ambiente Saudável”
Neste encontro a abordagem visa refletir sobre a importância da preservação da biodiversidade na proteção da Natureza e na saúde humana. Só é possível produzir um alimento saudável em um meio ambiente equilibrado; não é possível ser saudável sozinho.

Facilitação: Vitor Otavio Lucato, técnico em Agropecuária, Graduado em Ecologia pela UNESP e em Biologia pelo MACKENZIE; Pós-graduado em Saúde Pública e Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP. Técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente desde 1.982. Docente da Umapaz.

 

22/10/2013 – (3ªf) – “A construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SAN e a experiência do CRSANS”
Neste encontro o objetivo é apresentar a evolução histórica do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN e suas dimensões alimentar e nutricional, bem como a importância das ações intersetoriais entre os diversos setores: meio ambiente, saúde, educação, agricultura, abastecimento, desenvolvimento e assistência social para promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Facilitação: Solange Cavalcante da Silva Redolfi, graduada em Nutrição e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Ambiental e Nutrição em doenças crônicas não transmissíveis. Técnica da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, na área de educação ambiental e de Segurança Alimentar e Nutricional-SAN, atuando no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã CRSANS e Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de São Paulo - COMUSAN, como representante da SVMA de SP.

 

24/10/2013 – (5ªf) – “Promoção da Saúde no Município de São Paulo: Atuação da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) na Área de Alimentação”.
Neste encontro serão abordados os seguintes temas:
Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (VIGIDANT) na cidade de São Paulo e sua trajetória na tentativa de construir processos e indicadores de vigilância que incorporem os determinantes sociais da saúde, com foco na Promoção da Saúde.
Cenário das DANT no município de São Paulo e seus determinantes e condicionantes sociais.
Alguns aspectos de inquéritos de saúde com dados de consumo alimentar (FLV) e dados de obesidade e sobrepeso (VIGITEL e ISA-CAPITAL)
Necessidade de construir "indicadores" que ajudem a identificar o papel do "ambiente alimentar urbano" na determinação desse cenário e sua potencialidade para construção de políticas públicas intersetoriais - apresentação de experiência da Comissão de Promoção de Saúde da Supervisão Técnica de Saúde e da Supervisão de Vigilância em Saúde de M’Boi Mirim – Zona Sul.

Facilitação: Equipe Técnica de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Gerência de Controle de Doenças, da Coordenação de Vigilância em Saúde – SMS-SP representada por:

Vera Helena Lessa Villela, nutricionista, com especialização em Educação em Saúde e Mestrado em Saúde Pública pela FSP-USP. A partir de 2006, como nutricionista da Subgerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, tem participado de várias ações com base no paradigma da Promoção da Saúde; como a publicação anual do Almanaque DANT; a participação no Projeto de Capacitação para Avaliação da Efetividade Promoção da Saúde em DANT (CAEPS), que envolveu 150 profissionais de várias instâncias e serviços da Secretaria Municipal de Saúde, resultando na realização de 21 Projetos de Pesquisa em Serviço.

COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DE M’BOI MIRIM:
Maria Manuela Di Girolamo, enfermeira, sanitarista e epidemiologista, mestre em Saúde Pública. Atualmente atua no Centro de Informação em Saúde da Supervisão Técnica de Saúde de M’Boi Mirim, contribuindo para construção de redes intersetoriais de Promoção da Saúde no território com foco na Alimentação Saudável.
Marcelo Takishi Scrocco, fisioterapeuta. Desenvolve suas atividades na Supervisão Técnica de Saúde de M’Boi Mirim e coordena a Comissão de Promoção da Saúde da região.

 

29/10/2013 – (3ªf) – “A comida como cultura e a cultura da comida”
Neste encontro a abordagem enfatiza o alimento como criador de círculos virtuosos que envolvem cultura, identidade e excelência no desenvolvimento sustentável.
Facilitação: Paulo Turziani, médico Veterinário graduado pela Universidade Estadual de Londrina, Pós graduado em Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Estadual de Londrina, M.B.A pela Fundação Getúlio Vargas; Curso de Cultura e comida tradicional pela Academia Del Gusto, Arezzo –Itália - e Curso de Cozinha profissional pela ALMA, Scuola Internazionale di cucina italiana, Parma- Itália. Trabalha como cozinheiro profissional no L ´Epicerie produções culinárias.

 

31/10/2013 – (5ªf) – “Uma Nova Política Alimentar para São Paulo: desafios e perspectivas”
Não é tarefa fácil manter hábitos alimentares saudáveis na metrópole, mas essa não é uma responsabilidade apenas do indivíduo; políticas públicas direcionadas à produção, ao abastecimento e ao consumo de alimentos são necessárias. Nessa exposição serão abordados caminhos e estratégias para ampliar o acesso à alimentação saudável, saborosa e com preço justo na cidade de São Paulo.

Facilitação: Edgar William dos Santos, gestor público, trabalha desde 2001 na implantação e na gestão de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Como representante do Instituto Harpia Harpyia, compôs a coordenação do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional e foi consultor no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo durante a gestão de D. Mauro Morelli. Esteve à frente da implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Suzano. Atualmente, preside o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

  

Serviço: Ciclo de Palestras "Alimentação e Meio Ambiente" - Sistemas Alimentares Saudáveis

 

Dias: 15, 17, 22, 24, 29, 31 de outubro de 2013 (terças e quintas-feiras)

Horário: das 14h às 17h

Coordenação: Suely Feldman Bassi

Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados em geral.

Vagas: 80

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Ficha de inscrição: clique aqui

As palestras são interdependentes. O participante escolhe a quais palestras virá.


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/noticias/?p=158376

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz