Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.10.13

Petrobrás se prepara para adquirir a maior parte de Libra | TIJOLAÇO

Petrobrás se prepara para adquirir a maior parte de Libra

20 de outubro de 2013 | 03:57

O Leilão do Campo de Libra, a ser realizado no próximo dia 21, aponta para um resultado sem grandes surpresas. A Petrobrás vai apostar pesado no certame e deterá a maior parte, tanto com os 30% a que tem direito por lei, quanto pela participação junto a outro consórcio.

A menos de 48 horas do leilão, a Reuters informa que uma “fonte” diz que a estatal brasileira se prepara para entrar com pelo menos 40% de participação no bloco. Repetindo: isso, fora os 30% obrigatórios.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que o leilão ocorrerá mesmo que apenas um consórcio se interessar. Para o governo, não seria ruim a presença de apenas um consórcio, já que ele mesmo, através da Petrobrás, será um dos compradores.

Em entrevista coletiva, Lobão destacou que, somente com o Campo de Libra, o Brasil distribuirá R$ 279 bilhões para a saúde e a educação ao longo de 35 anos. Outros R$ 370 bilhões serão apropriados pela União.

Sempre é bom lembrar que esses recursos serão multiplicados em muitas vezes ao longo da cadeia de processamento e refino do petróleo extraído.

Outros campos do pré-sal também estarão produzindo grandes quantidades de petróleo e gás.

*

Petrobras planeja entrar em leilão de Libra com chinesas e ao menos 40% de participação, diz fonte

sábado, 19 de outubro de 2013 17:59

Por Sabrina Lorenzi

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras se prepara para entrar no leilão de Libra com pelo menos 40 por cento de participação no bloco, em consórcio formado com as estatais chinesas CNOOC e CNPC , afirmou uma fonte com conhecimento direto do assunto nesta sexta-feira.

Outras seis empresas das que se inscreveram e pagaram as garantias para participar da primeira rodada de licitações do pré-sal ainda se articulavam para tentar disputar a área de Libra nestes últimos dias que antecedem o certame, disse a fonte à Reuters, sem revelar os nomes das companhias.

Outra fonte consultada pela Reuters disse que as petroleiras continuam se comunicando em busca de formação de consórcio para a licitação, em um movimento que deve continuar até dia 21, segunda-feira, quando acontece o leilão de Libra.

A Repsol Sinopec (parceria entre a espanhola Repsol e a chinesa Sinopec) não ficaria no consórcio da Petrobras por incompatibilidades entre elas, disseram as duas fontes. Ainda há dúvidas se a Repsol Sinopec poderá constituir um outro consórcio, que seria concorrente ao formado pela Petrobras.

A anglo-holandesa Shell também não faria parte do mesmo consórcio com a Petrobras, disse a primeira fonte.

A presença de interessados em explorar o volume de 8 bilhões a 12 bilhões de barris recuperáveis em Libra é tida como certa por especialistas do setor de óleo e gás, ainda que com a possibilidade de pouca concorrência.

As empresas disputarão até 70 por cento da participação de Libra, já que a Petrobras será a operadora da área com no mínimo 30 por cento de participação em qualquer consórcio que ficar com a área, mesmo em eventuais grupos formados inicialmente sem a estatal brasileira.

BÔNUS

O importante para o governo, de acordo com avaliação de outros dois executivos do setor que também falaram sob condição de anonimato, é receber o bônus de 15 bilhões de reais e contar com a presença das asiáticas para realizar os pesados investimentos necessários ao desenvolvimento da área gigante de Libra.

Outras empresas que se inscreveram para o certame incluem a japonesa Mitsui, a indiana ONGC, a malaia Petronas, a colombiana Ecopetrol, a francesa Total e a Petrogal (associação da portuguesa Galp com a Sinopec).

Para a Petrobras, menos concorrência no leilão seria positivo, porque mais disputa implicaria maior agressividade das propostas e menor retorno financeiro.

Em um modelo de licitação em que o bônus é fixo, quem oferecer a maior parcela de óleo à União ganhará a licitação. A parcela mínima que caberá ao governo federal é de 41,65 por cento do petróleo de Libra, descontados os custos de produção.

Libra deverá atingir um pico de produção de 1,4 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) entre 10 a 15 anos depois da assinatura do contrato, estimou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta semana.

Para alcançar esse pico, serão necessários de 12 a 18 plataformas e entre 60 a 80 barcos de apoio.

Por: Miguel do Rosário



http://tijolaco.com.br/index.php/petrobras-se-prepara-para-adquirir-a-maior-parte-de-libra/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz