Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.11.12

Opera Mundi - Bolívia aceita convite para ser membro pleno do Mercosul, diz Evo Morales

AMÉRICA DO SUL
22/11/2012 - 18h28 | Redação | São Paulo

Bolívia aceita convite para ser membro pleno do Mercosul, diz Evo Morales

Presidente boliviano espera que o país seja aprovado no bloco "rapidamente"

Agência Efe

Evo Morales destacou o fato de os países do Mercosul não terem acordo de livre comércio com os Estados Unidos


Depois de ser oficialmente convidado nesta semana a entrar no Mercosul, o presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou o interesse de seu país em entrar no bloco “rapidamente”.


“Estamos de acordo com essa proposta de sermos sócios plenos do Mercosul. Queremos que as equipes trabalhem rapidamente para que a questão seja aprovada nas reuniões dos chefes de Estado e, depois, nos parlamentos dos países-membros”, afirmou Morales.


Durante o seu discurso, o presidente boliviano destacou as vantagens de fazer parte desse bloco em relação à CAN (Comunidade Andina de Nações). Segundo Morales, é muito melhor se unir com países que não assinaram um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos. Entre os membros da CAN, Peru e Colômbia mantêm esse tipo de acordo com o governo norte-americano. 

 

A Bolívia foi formalmente convidada a ser sócio pleno do Mercosul na última terça-feira (20/11). O convite partiu de Iván Ramalho, alto representante do bloco. De acordo com Morales, o Equador também recebeu a mesma proposta. 

Nesta quinta-feira, no entanto, o chanceler paraguaio, José Félix Fernández Estigarribia, afirmou que a entrada da Bolívia no Mercosul não poderá ser validada sem o apoio de seu país. O Paraguai está suspenso do bloco desde o final de junho, quando o presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo.


Além do Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela são membros do Mercosul.



http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/25573/bolivia+aceita+convite+para+ser+membro+pleno+do+mercosul+diz+evo+morales.shtml

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz