Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.11.12

EBC | Cidadania | Quatro eixos centralizam reivindicações no Fórum Social Mundial Palestina Livre

Léo Rodrigues - Portal da EBC 30.11.2012 - 16h06 | Atualizado em 30.11.2012 - 16h28

Em roda de conversa, ativistas debatem meios de pressionar seus governos a se solidarizarem com os palestinos. (foto: Léo Rodrigues / EBC)

Porto Alegre - O movimento de solidariedade aos palestinos tem se mobilizado em torno de quatro pautas gerais. É o que conta Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da secretaria nacional do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Garantia do direito de retorno dos refugiados, igualdade de condições entre palestinos e israelenses que vivem em Israel, fim da colonização das terras árabes e derrubada do muro construído na Cisjordânia são os eixos centrais das reivindicações.

Segundo Alessandra Ceregatti, a luta contra a opressão aos palestinos ainda exige muita articulação. "Nós precisamos estabelecer estratégias que vão além da pauta dos governos e orgãos internacionais, pois são 65 anos de sofrimento cotidiano", diz.

Denúncias

Diversos palestinos têm denunciado, nos espaços do Fórum, políticas de hostilidade adotadas por Israel. Ontem (30), uma participante alegou que há 15 anos não consegue entrar em Jerusalém e ressaltou ser mais fácil visitar o Brasil.

Um assunto que vem ganhando repercussão no evento é a recente decisão do governo israelense de criar ônibus específicos para palestinos que vivem na Cisjordânia. A notícia foi recebida como uma medida de segregação e gerou protestos nas redes sociais de todo o mundo. O portal da Ciranda, movimento internacional da comunicação compartilhada, se encarregou de disseminar a informação entre os participantes do Fórum Social.

O direito de ir e vir é outro tema de muita discussão. Desde o início da construção do muro da Cisjordânia, ativistas de várias partes do mundo fundaram a campanha internacional Stop the Wall, uma das principais mobilizadoras desta edição temática do Fórum Social Mundial.

http://www.ebc.com.br/cidadania/2012/11/quatro-bandeiras-centralizam-reivindicacoes-no-forum-social-mundial-palestina

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz