Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.11.12

Fatos Americanos | Brasil de Fato


Fatos Americanos

Agentes da CIA se encontram no Paraguai supostamente para desenvolver uma nova estratégia de cooperação entre os governos


22/11/2012
Joaquín Piñero


Honduras 

Neste domingo (18), foram realizadas as eleições primárias internas para a escolha dos candidatos que disputarão as eleições gerais em 2013. Será a primeira eleição desde o golpe de estado que depôs o presidente Manuel Zelaya.

As três principais plataformas políticas que disputarão os cargos nas próximas eleições são o Partido Nacional, que é o partido do presidente golpista Lobo; o Partido Liberal, que era o antigo partido de Zelaya; e o Partido Liberdade e Refundação (Libre), que foi formado após o golpe e reúne as principais forças sociais organizadas na Frente Nacional de Resistência Popular e que terá como candidata Xiomara Castro, esposa de Zelaya.

Porto Rico 

A versão mais difundida pela grande mídia internacional é a de que Porto Rico optou pela sua anexação aos Estados Unidos da América nessa última eleição, onde também se realizou um plebiscito para tratar do tema. No entanto, ao analisarmos com mais atenção, veremos que o resultado do plebiscito não reflete o que pensa a maioria da população, o que aumentará a tensão entre os anexionistas e os independentistas.

Primeiro, o atual governante e anexionista Luis Fortuño foi derrotado nessa mesma eleição para o candidato da oposição autonomista Alejandro García Padilla, que anunciou rechaçar completamente o resultado do plebiscito. Segundo, o resultado do plebiscito foi de 61% pela anexação, enquanto a opção pela livre associação recebeu 33% dos votos e a independência, 5%. O problema é que somente 45% da população votaram no plebiscito, o que está abaixo do necessário para validá-lo.

Paraguai

Agentes da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos da América (CIA) se encontram no Paraguai supostamente para desenvolver uma nova estratégia de cooperação entre os governos visando a eliminar o que eles chamam de “novas ameaças terroristas no ciberespaço”. 

Na prática, essa é uma das formas de os EUA irem ampliando sua posição em um território estratégico – o coração da América do Sul, que é o Paraguai. O local sempre foi motivo de preocupação de Washington por fazer parte da Tríplice Fronteira, seguidamente acusado pelo governo estadunidense como um foco das operações de organizações terroristas, o que nunca foi confirmado pelos governos do Brasil, Argentina e Paraguai.

Colômbia

Como parte do processo de diálogos de paz entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), foi anunciado em Havana - onde as partes intensificam as negociações – um cessar-fogo unilateral durante dois meses por parte das FARC. Esse anúncio foi feito pelo chefe da delegação das Farc, comandante Iván Márquez.

Esse gesto pode ser considerado como uma demonstração de compromisso com a paz por parte da guerrilha, mesmo sabendo que as Forças Armadas Colombianas mantém suas incursões pela selva colombiana e não demonstraram ainda nenhuma disposição de cessar-fogo enquanto se realizam os diálogos em Cuba.


http://www.brasildefato.com.br/node/11191

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz