Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.11.12

Gonzaga - De pai para filho

A vida e as canções de Luiz Gonzaga filho, o Gonzaguinha

Um acidente numa rodovia do Paraná, há vinte anos, matou o cantor e compositor Gonzaguinha, um dos mais importantes autores de música de protesto que o Brasil teve. Gonzaguinha era filho de Luiz Gonzaga, o rei do baião. O talento, com certeza, herdou do pai. Mas as letras politizadas que escreveu tiveram origem na infância pobre, passada no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio, conhecido por ser um dos berço samba carioca. Foi lá que Gonzaguinha, muito cedo, passou pelas primeiras dificuldades da vida. Foi lá que ele também começa a se indignar com as injustiças sociais.

O sucesso veio no início anos 70, num período marcado pela forte repressão, imposta pela ditadura militar. Com a abertura política, Gonzaguinha mudou o foco, deu um tempo no engajamento, começa a compor música com forte apelo romântico, muitas das quais conhecidas até hoje do grande público.

Participam deste programa os compositor e amigo Ivan Lins, a cantora Simone, o diretor Breno Silveira e o jornalista Tarik de Souza.


O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar, todo domingo às 18h, na TV BRASIL. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30.


Para mais edições, acesse:
http://tvbrasil.org.br/delapraca/

Vídeo > De Lá Pra Cá - 19/06/2011
> A vida e as canções de Luiz Gonzaga filho, o Gonzaguinha:
http://www.youtube.com/watch?v=53Y6YRI7mmw
.............................................................................................................

Gonzaga - De pai para filho

Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

Elenco: Luiz Gonzaga (Chambinho); Luiz Gonzaga (Land Vieira); Gonzaguinha (Julio Andrade); Gonzaguinha (Giancarlo di Tomazzio);
Odaléia (Nanda Costa); Januário (Claudio Jaborandy); Santana (Cyria Coentro);Xavier (Luciano Quirino); Dina (Silvia Buarque); Helena (Ana Roberta Gualda)
.

Diretor: Breno Silveira

Trailer Oficial:
http://www.youtube.com/watch?v=63Na62E0LZk





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz