Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.11.12

41 índios libertados de pomar de maçã

26/11/2012 | N° 11541

TRABALHO

Vacaria – Uma inspeção de rotina na zona rural do município, realizada na semana passada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), resgatou 41 indígenas que atuavam na colheita da maçã em condições degradantes, semelhantes à escravidão. Entre os trabalhadores libertados havia cinco menores de 16 anos e seis adolescentes entre 16 e 17 anos. Uma delas, de 17 anos, está grávida. O grupo era submetido a péssimas condições de trabalho e não tinha carteira assinada.

Segundo o procurador do Trabalho de Caxias do Sul, Ricardo Wagner Garcia, que atende a 66 cidades da região, os trabalhadores chegaram até Vacaria intermediados por um indígena, irmão do cacique da reserva caingangue de Monte Caseiros (Norte do Estado).

Os indígenas eram atraídos à Serra com a promessa de receber R$ 40 por dia trabalhado, além de alojamento e alimentação por conta do empregador. Alguns participavam da colheita da maçã naquela propriedade desde setembro. Nenhum deles havia sido pago até então.

Garcia relata que os empregados atuavam em desacordo com a legislação, não usavam equipamentos de proteção individual, não tinham acesso a sanitários ou água potável durante a jornada. O alojamento em que viviam era sujo e improvisado – já havia sido interditado em 2009. O galpão de madeira tinha frestas nas paredes, não possuía calçamento ao redor da construção e os quartos comportavam três a quatro beliches cada, sem água quente, com pias e chuveiros insuficientes.

O empregador, Germano Neukamp, firmou termo de ajustamento de conduta com o MPT, comprometendo-se a pagar a dívida de aproximadamente R$ 55 mil – a primeira parcela foi depositada na sexta-feira e a segunda será paga em 23 de dezembro. Neukamp assumiu o compromisso, ainda, de não contratar trabalhadores com menos de 18 anos e/ou sem carteira de trabalho, bem como de fornecer equipamentos adequados e condições de higiene, conforto, saúde e segurança.

Os indígenas foram levados para a reserva em Monte Caseiros, receberam o salário atrasado e tiveram carteiras profissionais emitidas, bem como a anotação do início e fim dos contratos de trabalho.

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3962395,154,20881,impressa.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz