Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.11.12

EBC | Internacional | Fraude coloca em dúvida processo eleitoral no Paraguai

Fraude coloca em dúvida processo eleitoral no Paraguai

O presidente do Paraguai, Federico Franco, em reunião no palácio de governo (Marcello Casal Jr./ABr )

O reconhecimento oficial da primeira fraude no início do processo eleitoral paraguaio levantou sérias dúvidas sobre o futuro processo eleitoral no país, exigido pela comunidade internacional para avaliar a recuperação democrática do país, noticiou nesta terça-feira (30) a Agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai, por meio de seu assessor jurídico, Carlos María Ljubetic, reconheceu a realização da primeira grande fraude na falsificação do registro de afiliados do Partido Colorado, uma das organizações tradicionais da política local.

Uma onda de protestos percorreu os meios de comunicação do país. Pessoas de diferentes grupos sociais, incluindo familiares de dirigentes da oposição e residentes no exterior foram incluídos sem autorização no registro de afiliados. Isso acarretaria em votações falsas nas eleições internas do Partido Colorado que deve ocorrer em breve e poderiam também ser objeto de manipulação até as eleições presidenciais de abril de 2013.

Ljubetic qualificou o ocorrido como fraude e assegurou que a única maneira de explicar o acontecido é que algumas pessoas do partido afiliaram a outras com assinaturas falsas e essas inscrições foram recebidas pelo tribunal eleitoral.

As pessoas afetadas por esse processo começaram a lançar dúvidas sobre a inocência do órgão encarregado de impedir esse tipo de irregularidade e sobre o que pode acontecer no decorrer do nascente processo eleitoral do país. O Paraguai, isolado pela falta de reconhecimento do governo surgido após o impeachment parlamentar do presidente constitucionalmente eleito, Fernando Lugo, em junho passado, precisa garantir a realização de eleições com amplas garantiras e participação para solucionar essa crise.

Leia também:

Paraguai deve fechar 2012 com o pior resultado econômico da região

ONGs do Paraguai encaminham à OEA denúncias de violações de direitos humanos

OEA se prepara para acompanhar organização das eleições no Paraguai

Patriota: Paraguai não retorna à Unasul sem eleições presidenciais

Senadores paraguaios querem impeachmente de Franco

Registro eleitoral

Segundo informou a agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay, a Justiça Eleitoral do país afirmou que as afiliações e registros partidários são de responsabilidade exclusiva dos partidos políticos, “A única participação do organismo eleitoral do país é a de certificar esses registros”. “A Justiça Eleitoral mantém sua postura de respaldar e assegurar a autonomia das organizações politicas, que são os únicos encarregados e responsáveis de apurar permanentemente seus registros de acordo com o Código Eleitoral”, afirmou um porta-voz do órgão durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (20).

Segundo o Tribunal, um cidadão que está afiliado em mais de um partido político e que manifesta  que isso foi feito contra sua vontade, “tem que recorrer ao partido correspondente, apresentar uma nota em que conste que não deseja ou nunca se filiou à referida organização política e esta deve pronunciar-se a respeito ou apresentar em sua defesa o recurso de Habeas Data”.

O órgão eleitoral paraguaio afirmou que o processo de certificação consiste no cruzamento de dados para excluir os cidadãos falecidos, as pessoas que tenham interdição ou condenações judiciais, policiais e militares em serviço ativo que figuram nos padrões partidários, “que são devolvidos aos tribunais partidários correspondentes para sua apuração”.
Em um segundo momento, segundo o órgão, os dados são comparados com os do Registro Cívico Permanente para verificar quem está inscrito. Após esse procedimento, a Direção de Registro Eleitoral certifica os registros e solicita aos partidos políticos a exclusão das pessoas com dupla ou tripla filiação.

http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2012/11/fraude-coloca-em-duvida-processo-eleitoral-no-paraguai

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz