Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.9.12

Polenta News: 10 motivos contra a continuidade de Sartori

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

10 motivos contra a continuidade de Sartori

Com expressiva aprovação de seu governo, o  Prefeito Sartori vem sendo figura assídua dos programas do candidato Alceu Barbosa Velho (PDT), seu ex-vice-prefeito.

Ok. O Governo Sartori não foi pífio nem horrível. Quase cumpriu com o básico, apesar de ter esquecido uma das áreas mais essenciais de uma sociedade: a saúde.

Você acha que foi tudo ótimo? O Polenta News refresca sua memória para que na hora da escolha você não tenha dúvidas:

1. Sartori foi extremamente ausente em seu governo: não colocou a cara a tapa para nada e sempre enviava seus secretários para as negociações mais difíceis, como as que ocorreram com o Sindicato Médico;

2. Saúde? O que é isso? Pelo jeito o prefeito e sua secretária apenas veem o lado administrativo da saúde e deixaram de lado a população que ainda enfrenta filas de muitas horas para ser atendida no Postão e fila de meses para realizar consultas especializadas; 

3. Educação: no ensino fundamental há vagas para todos. Mas não se contente com pouco. Isso é o mínimo. Agora pergunte para as professoras do município se a Secretaria de Educação possui realmente um plano pedagógico claro para a Educação. Dos 64 municípios do Nordeste gaúcho, Caxias está entre os 12 que menos investiram percentualmente em Educação.

4. Segurança: Sartori conseguiu diminuir o efetivo da Guarda Municipal em relação a quando recebeu o governo. Hoje são menos de 150 Guardas Municipais para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos locais em que há patrimônio do Poder Público municipal;

5. Habitação: O plano habitacional popular em Caxias apenas deu um salto graças às verbas vindas do Governo Federal e ao Programa Minha Casa Minha Vida. Verbas do município? Quase nada!

6. Escolas de Educação infantil: O déficit na cidade chega a 10 mil vagas segundo dados do Tribunal de Contas do Estado. O caos está instalado em todos os bairros da cidade e, se não fosse mais uma vez as verbas do Governo Federal, não estariam sendo construídas duas novas creches em Forqueta e no Cidade Nova. 

7. Comunitário: Se não bastasse a cooptação de dezenas de lideranças comunitárias que receberam CCs e outros benefícios, o Orçamento Comunitário implantado por Sartori deixa a desejar quando as obras eleitas como prioritárias pelas comunidades ficam para trás ou são trocadas através de artimanhas políticas;

8. Uso da máquina pública: Em 2005 o número de CCs era um pouco mais que 100, hoje são mais de 300! Isso mesmo! Não é à toa que os candidatos de oposição estão prometendo reduzir drasticamente esse número. Aliás, nesta época é difícil ver um CC andando pela Prefeitura. Você viu algum?

9. Transporte Público: A falta de planejamento da cidade está evidente quando constatamos nas ruas o cais que está o trânsito e as deficiências do transporte público. Os reajustes dados à Visate são conferidos com apoio massivo do governo e as melhorias não são visíveis. Quem anda de ônibus que o diga!

10. Água: Os reajustes da água nos últimos anos foram extremamente abusivos, sempre acima de 2 dígitos chegando em 2010 a 21,5% de reajuste. Além disso, foi criada a Taxa já considerada inconstitucional do Fundo Municipal de Recursos Hídricos. Mais uma facada no bolso do contribuinte que acabou sendo dirigida para financiar a obra do Marrecas.

Duro é ter o necessário discernimento com uma mídia que tem lado político.
É essa a continuidade que você quer?

http://polentanews.blogspot.com.br/2012/09/10-motivos-contra-continuidade-de.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz