Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.9.12

Moinho histórico de Ana Rech é parcialmente destruído

Patrimônio 07/09/2012 | 18h20Atualizada em 07/09/2012 | 18h50

Moinho histórico de Ana Rech é parcialmente destruído

A derrubada do prédio gerou revolta entre moradores do bairro


Parte do moinho ainda estava em funcionamento
Carlinhos Santos | Foto: Juliano Busetti, divulgação

Nesta sexta, Ana Rech amanheceu com um barulho. Por volta das 7h, a vizinhança de um antigo moinho descobriu que a construção de 1942 tinha sido posta abaixo. A ação foi feita com máquinas, derrubando um pouco da história do bairro. O prédio estava parcialmente desativado e, lá dentro, sob os escombros do que ainda estava de pé na sexta à tarde, dava para ver o maquinário do moinho.

A derrubada do prédio gerou revolta entre moradores do bairro, que começaram uma mobilização ainda nesta sexta. As primeiras manifestações de indignação foram pelo Facebook. Nesta sexta à tarde, às 18h30min, um grupo que reunia arquiteto, estilista, fotógrafo, empresários e moradores se reuniu para estudar alternativas de mobilização contra a destruição do patrimônio arquitetônico e paisagístico de Ana Rech.

O prédio era tema do trabalho de conclusão do estudante Lucas Daniel Castoldi, do curso de Arquitetura da UCS. A proposta dele, era de revitalização deste prédio histórico. Segundo Castoldi, que é morador do bairro, o moinho ainda estava em funcionamento e apenas uma parte dele estava desativada. A parte que foi demolida ainda funcionava com moagem de milho e farelo. A construção ainda não estava tombada, mas havia em processo em andamento, iniciado pela Samar (Sociedade Amigos de Ana Rech) em 2008.

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/09/moinho-historico-de-ana-rech-e-parcialmente-destruido-3878675.html

.........................................................................................................................................................................................

Daneluz tem propostas para o Moinho de Ana Rech

Daneluz propõe recuperação, desapropriação e a transformação do Moinho de Ana Rech em espaço público

08 de Setembro de 2012

A demolição parcial de mais um ícone do patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul chocou o candidato a prefeito de Caxias do Sul pela Frente Popular, Marcos Daneluz. Morador de Ana Rech, ele levou um susto ao ser informado sexta-feira de que o moinho local, uma construção de 60 anos, havia sito posto abaixo por máquinas de uma empreiteira. A demolição foi realizada antes mesmo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Compac) analisar o processo de tombamento iniciado pela Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).

Inconformado com a perda de um patrimônio histórico, Daneluz entende que é um caso que deve ser levado ao Ministério Público para cobrar a responsabilização dos autores da demolição parcial e recuperação do prédio. Isso é um caso de polícia, pois era um prédio de 1942 e qualquer intervenção precisava ser autorizada pelo Compac e isso não ocorreu, então demonstra a incapacidade do município fiscalizar e preservar o patrimônio.

Na administração da Frente Popular, Daneluz, pretende investir em políticas culturais, implantando nos bairros Centros Culturais. Um espaço como esse tem que ser preservado e utilizado para levar cultura à população.

De acordo com familiares dos membros da cooperativa que administrava, o prédio foi derrubado após uma venda que teria ocorrido sem a realização de assembleia. "Meu pai (Sadi Turella), já falecido, foi membro da cooperativa por mais de 40 anos e essa demolição é um desrespeito à memória dele", afirmou a professora Neusa Andriolo, 46 anos, questionando a falta de uma ação do poder público. Onde estava o secretário de cultura que permitiu esse crime contra a história de Caxias.

A derrubada do prédio gerou revolta entre moradores do bairro, estudantes e profissionais de arquitetura, que começaram uma mobilização por meio das redes sociais, forçando a convocação de uma reunião do Compac para a próxima segunda-feira.


http://daneluzprefeito13.com.br/noticias/visualizar/30

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz