Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.9.12

O Caxiense

Debate é cancelado por ausência de Alceu (PDT)

por | 12/09/2012 às 10:44

Assis (PCdoB), Possamai (PSOL), Daneluz (PT) e Corlatti (DEM) permaneceram na Câmara de Vereadores para painel promovido por Conselhos de Psicologia e Serviço Social, que se retiraram do plenário. Segundo Néspolo, presença de Feldmann (PMDB) foi vetada pelas entidades.

Duas horas, 6 blocos e perguntas sobre saúde, assistência social e educação. Assim deveria ter sido o debate entre os 5 candidatos à prefeitura nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores. O encontro foi uma iniciativa dos conselhos regionais de Psicologia e Assistência Social do Rio Grande do Sul. Entretanto, os integrantes das entidades promotoras se retiraram do debate. O motivo: a ausência de Alceu Barbosa Velho (PDT).

Ontem, às 19:30, um pouco antes do debate da TV Caxias (com a presença de todos candidatos), o Cpers enviou um e-mail a todos candidatos confirmando “que somente participarão do debate eleitoral os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Conforme convite previamente enviado aos comitês. Sem mais para o momento, e certos de sua disponibilidade, contamos com sua presença e participação.” O e-mail da organização foi encaminhado à imprensa pela assessoria de Possamai informando que os candidatos da oposição estavam se organizando para não participar do debate caso houvesse algum candidato a vice-prefeito em substituição, “mas não foi necessário“, dizia a mensagem se referindo ao alerta do Cpers.

Edson Néspolo, coordenador da campanha de Alceu Barbosa Velho (PDT) enviou uma nota de esclarecimento, onde explica que a participação do vice Antonio Feldmann (PMDB) para substituir o candidato a prefeito teria sido vetada (leia a íntegra abaixo da matéria).

Os outros 4 candidatos, Assis Melo (PC do B), Luis Fernando Possamais (PSol), Marcos Daneluz (PT) e Milton Corlatti (DEM) ficaram indignados com a ausência de Alceu. Conforme Claiton Stumpf, assessor de Daneluz, os assessores dos oposicionistas estão redigindo uma nota conjunta para repudiar o que classificam de “uma demonstração de que eles (os conselhos) estão a serviço do Alceu”.

Para Assis Melo (PC do B), o debate e os esclarecimentos de propostas para o segmento da psicologia e da assitência social foram prejudicados.

“Em 4 debates de conselhos ele não veio em nenhum, ele que gosta tanto da Câmara. Só veio no do Sindiserv. Ele é um candidato que já se acha eleito, o povo tem que ver isso”, avalia o candidato.

“Disseram que ele mandou uma nota (sobre a ausência), mas eu não vi a nota. Não sei qual os motivos (do cancelamento), se tem alguma vinculação política. As versões são várias. Para mim, politica é coisa séria. Infelizmente, tem politico que não faz política séria”, concluiu Assis.

Possamai também classificou a situação como constrangedora.

“Foi inesperada para nós. É uma afronta à democracia e à inteligência das pessoas. Um desrespeito do candidato do continuismo, de não comparecer a um local onde teria, onde deveria dar explicações, fazendo jus à responsabilidade de candidato, especialmente representando o atual projeto. Nos indignamos, achamos um desrrespeito para com os candidatos que compareceram. Para nós isso é mais um capítulo da macarronada política indecente que nós estamos denunciando desde o início da campanha”, disse.

Para Daneluz, “é uma irresponsabilidade de Alceu, que não comparece ao 4° debate consecutivo”.

“A postura do Alceu contraria a democracia e a história política de Caxias. Do alto da sua soberda e da sua arrogancia, ele fez os demais candidatos e a sociedade de bobos. Faço uma pergunta: alguém que não ouve conselhos, não participa de debates, não quer discutir, vai ouvir o povo para administrar?”, disse o petista.

Corlatti afirma ter ficado constrangido e magoado com a situação.

“Acreditamos que isso não faz parte da democracia. A falta de um candidato não deveria surtir esse efeito todo. É um fato muito arrogante isso que aconteceu na Câmara de Vereadores”, avaliou.

Assim como os outros 3 candidatos da oposição, Corlatti acredita que a pressão política pode ter influenciado na decisão de retirada dos conselhos.

“Certamente houve pressão política, porque estava tudo certo para o debate começar às 9:00 e de repente entra uma ação jurídica pedindo para os conselhos se retirarem para não sofrerem danos políticos. Essa é uma forma antiga de se fazer política, e nós lutamos por ética na política. Foi uma falta de ética e de comprometimento o que aconteceu”, disse.

O debate seria mediado por Gustavo Valente Ruivo (membro do Conselho de Psicologia, ex-presidente do Sindiserv de 2006 a 2009 e secretário geral da Federação dos Municipários do RS), que no seu perfil do Facebook postou convite para o debate dizendo: “Compareçam. A campanha tá começando a ferver”.

A presença de Alceu no debate constava na “agenda do candidato” desta quarta-feira enviada diariamente à imprensa.

O CAXIENSE tentou contato com os Conselhos e está aguardando o posicionamento oficial da candidatura de Alceu Barbosa Velho.

*por Carol de Barba e Paula Sperb.

http://ocaxiense.com.br/?p=87983

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz