Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.5.11

Porta-voz de Keiko é afastado após dizer que Fujimori 'matou menos que outros'

Opera Mundi

20 de maio de 2011 às 10:21h

 O partido da candidata à Presidência do Peru Keiko Fujimori destituiu nesta quinta-feira 19 seu porta-voz, Jorge Trelles, após ele declarar que o governo de Alberto Fujimori (1990-2000) matou menos pessoas que em regimes anteriores.

 

“Em todo caso, nós matamos menos que os dois governos que nos antecederam”, afirmou Trelles sobre as acusações contra Fujimori, que cumpre pena de 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos.

 

A frase gerou uma onda de críticas contra Trelles e o “fujimorismo”, mesmo após Keiko rejeitar as declarações. Em seguida, o candidato à vice-presidência pela chapa do Força 2011, Rafael Rey, comunicou a destituição do porta-voz. Keiko, que segundo as pesquisas de intenção de voto tem pequena margem de vantagem sobre o nacionalista Ollanta Humala, seu rival no segundo turno em 5 de junho, assinalou que foi “uma frase infeliz”.

 

“Eu não estou de acordo, espero que ele a corrija”, afirmou a candidata, para depois explicar que seu porta-voz tentou fazer uma reflexão sobre o relatório final da Comissão da Verdade e Reconciliação (que estabeleceu uma apuração de vítimas nos anos do terrorismo e do contraterrorismo, 1980-2000). Segundo Keiko, Trelles estava fazendo um comentário sobre o fato de a CVR supostamente ter certificado que no governo de seu pai houve menos “desaparecidos”.

 

Humala, por sua vez, considerou “condenável, vergonhosa e contra a moral” a afirmação de Trelles e disse que lhe dá “pena competir” nas eleições presidenciais com um projeto político que se expressa nesses termos.

 

*Publicado originalmente em OperaMundi

 

http://www.cartacapital.com.br/internacional/porta-voz-de-keiko-e-afastado-apos-dizer-que-fujimori-matou-menos-que-outros

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz