Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.5.11

3 a 1 « TV Brasil

Quarta, 11/05 - 22h30

 

Miséria

Especialistas debatem o problema no Brasil, que é maior no campo

 

No final do mês de abril, o governo anunciou que em breve lançará o “Programa Brasil sem Miséria”. O objetivo é atender ao número de pessoas que estão na exclusão total das condições mínimas de dignidade. Há estudos, cruzamento de dados e estatísticas que fundamentam a sua implantação.

 

Segundo estudos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,5% da população brasileira está na miséria, com todos os riscos de vulnerabilidade social. Desse percentual, 46,7% vivem no campo, e respondem por apenas 15,6% da população brasileira. De cada quatro moradores da zona rural, um encontra-se na miséria. As cidades, onde moram 84,4% da população total, concentram 53,3% dos miseráveis. O 3 a 1 desta quarta-feira (11), às 22h30, vai debater essa situação.

 

Participam do programa: Ana Fonseca, secretária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social; Jorge Abrahao, diretor de Estudos de Políticas Sociais do IPEA, e a antropóloga Márcia Anita Sprandel, autora do livro A Pobreza no Paraíso Tropical. O programa é apresentado pelo jornalista Luiz Carlos Azedo.

 

Assuntos e comentários dos entrevistados:

Ana Fonseca

“A pobreza tem muitos nomes: renda, água, documento. O problema tem todas essas dimensões, além do desenvolvimento econômico e social do Brasil.”

“Estamos combinando o mapa do IBGE que traça o perfil da miséria com o mapa dos serviços públicos. O desafio não é só do Ministério, mas de todos os brasileiros.”

“Temos condições e vamos erradicar a pobreza no Brasil em quatro anos.”

 

Jorge Abrahao

“A partir de 2003, houve uma queda na miséria. Primeiro porque o Brasil cresceu e segundo porque o Brasil montou um aparato de políticas sociais.”

“A população do campo é a que precisa de mais atenção porque a miséria é maior nesta população.”

“Vamos fazer um grande esforço e vai ser preciso uma forte governança para cumprir esse prazo de quatro anos.”

 

Márcia Anita Sprandel

“Ocorreu uma mudança de paradigma. A miséria deixou de ser vista como um problema e passou a ser medida, analisada. Foram criadas políticas para combater a miséria por meio dos programas de transferência de renda.”

“A mobilização que o Betinho provocou não acabou com a pobreza mas envolveu toda a sociedade. É isso: a responsabilidade é de todos. A diferença hoje é que a miséria não é tão forte, o excluído está menos excluído.”

 

http://tvbrasil.org.br/3a1/

Para assistir TV Brasil na internet: http://tvbrasil.org.br/ > WebTV

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz