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"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.5.11

Brasileiro reprova propaganda nas escolas

Pesquisa mostra que 56% da população é contra mensagens comerciais divulgadas dentro das dependências escolares

 

Escola não é lugar para fazer propaganda. Essa é a principal conclusão da pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Projeto "Criança e Consumo", do Instituto Alana, organização voltada para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Realizado em todo o Brasil , o estudo mostrou que 56% dos 2.061 entrevistados é contra a propagação de mensagens comerciais dentro das instalações escolares.

 

A coleta de dados foi baseada nas respostas de pessoas acima de 16 anos. Entre os pais, o índice de reprovação foi de 59% e entre os que ainda não têm filhos, a taxa alcançou o percentual de 49%. Para 33% da amostra, escola não é lugar para vender produtos. Outros 23% acham que mensagens comerciais não auxiliam no processo educativo. Uma parcela de 20% dos entrevistados acredita que as crianças não estão preparadas para tomar uma decisão sobre os produtos que vão consumir. Já o temor de que os alunos podem ser levados a consumir produtos que não são adequados perfaz a opinião de 22% do universo da pesquisa.

 

Em tramitação

Uma nova etapa de discussões sobre a regulamentação da publicidade infantil foi realizada na semana passada, em Brasília. O debate, que se arrasta no Congresso há uma década, agora aguarda um parecer do deputado Salvador Zimbaldi (PDT/SP), relator do Projeto de Lei nº 5.921/2011, em tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informação (CCTCI) da Câmara dos Deputados. “A definição está prevista para o fim do ano”, acredita Isabella Henriques, advogada e coordenadora geral do Projeto "Criança e Consumo", do Instituto Alana. Segundo ela, essa versão do documento apresenta restrições mais objetivas e já pode ser considerada um avanço. “Não queremos acabar com a publicidade infantil. Defendemos que as mensagens sejam direcionas a crianças a partir de 12 anos”, diz Henriques.

 

A proposta refere-se à regulamentação de qualquer tipo de publicidade dirigida à crianças, incluindo as estratégias publicitárias que acontecem no ambiente escolar. Na esfera federal, há outra proposta, o Projeto de Lei nº 87/2011, que acrescenta a seguinte frase no artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor: "É proibida toda forma de publicidade de produtos e serviços dentro das escolas de educação básica". Ambas as propostas seguem em tramitação, mas o Brasil não tem hoje uma legislação específica sobre as ações de marketing realizadas dentro das escolas.

 

http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/20110524Brasileiro-reprova-propaganda-nas-escolas.html

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Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz