Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

27.5.11

Matogrossenses são expostos a 50 kg de agrotóxicos todos os anos

 

Sex, 27 de Maio de 2011 12:58

http://www.cptnacional.org.br/images/stories/agrotxicos.jpg

Viver em um estado que é potência agrícola significa que cada mato-grossense está exposto a 50 kg de agrotóxico todos os anos, índice 900% acima da média nacional, que registra uma exposição de 5,2 kg de defensivos agrícolas [agrotóxicos] por meio de alimentos, água, ar e solo. Perigo para a saúde e meio ambiente. Os dados são do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindag), que tomaram como base as utilização de agrotóxico nos estados brasileiros.

(Folha do Estado)

O fato é que a despeito das consequências ambientais e prejuízos certos para a saúde humana, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009, sendo Mato Grosso o campeão nacional.

No país, mais de um bilhão de litros de veneno foram pulverizados nas lavouras, de acordo com dados oficiais. Já no Estado conhecido como celeiro do mundo, são utilizados mais de 150 milhões de litros.

Sustentabilidade

A engenheira agrônoma Franciléia Paula de Castro, membro da ONG Fase, que trabalha com desenvolvimento sustentável, afirma que a situação de Mato Grosso é preocupante. “Sozinhos consumimos 150 milhões de litros na safra 2009/10”.

Franciléia Paula afirma que o consumidor precisa saber dessa informação para se precaver. Afinal, segundo ela, “o que acontece é um envenenamento gradual, e não imediato, mas que pode trazer consequências daqui 20 ou 30 anos. Podem, sim, gerar doenças e a grande parcela da população não tem consciência disso”, afirmou.

Os produtos aplicados no campo afetam não só o trabalhador ou o solo, mas chegam às mesas da população. A agrônoma esclarece que os agrotóxicos contaminam a produção dos alimentos que comemos e a água que bebemos, em poços artesianos, dos rios, dos lagos, das chuvas e dos lençóis freáticos. 

 

http://www.cptnacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=654:matogrossenses-sao-expostos-a-50-kg-de-agrotoxicos-todos-os-anos&catid=13:geral&Itemid=54

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz