Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.5.11

Em comunicado conjunto, Dilma e Chávez deverão formalizar defesa pela reforma do Conselho de Segurança | Jornal Correio do Brasil

domingo, 8 de Maio de 2011 - Ano XI - Número 4145

Em comunicado conjunto, Dilma e Chávez deverão formalizar defesa pela reforma do Conselho de Segurança

8/5/2011 8:05,  Por Agência Brasil

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deverão assinar um comunicado conjunto na próxima terça-feira (10), em Brasília. O documento deverá conter o apelo para a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o apoio venezuelano ao pleito brasileiro, que é o de ocupar um assento permanente no órgão em nome da América Latina.

Nas reuniões preliminares de assessores de Chávez com autoridades brasileiras houve sinalizações do apoio ao Brasil. O presidente da Venezuela será o terceiro chefe de Estado que indicará apoio à reforma do conselho, como defende o Brasil.

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ser favorável à reforma e ao desejo do Brasil de ocupar um lugar permanente no conselho, mas evitou ser explícito neste apoio. No mês passado, foi a vez de o presidente da China, Hu Jintao, afirmar que é o momento de discutir mudanças no conselho.

No último dia 5, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, afirmou que, assim como os brasileiros, os alemães também querem rever a estrutura atual do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para ele, é fundamental buscar um acordo regional para obter avanços nestas negociações. Recentemente, Dilma disse que “não é capricho” querer a reforma.

A atual estrutura do conselho segue o modelo que existia no mundo depois da 2ª Guerra Mundial – ocupam vagas permanentes no órgão os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e a Inglaterra.

Os assentos provisórios são ocupados pelo Brasil, Japão, México, Líbano, Gabão, pela Turquia, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Áustria e Uganda. O período do mandato nos assentos rotativos é de dois anos.

As autoridades brasileiras defendem ampliar o número de cadeiras no conselho de 15 – cinco permanentes e dez provisórias – para 25, entre as quais o Brasil se coloca como candidato a titular.

Edição: Andréa Quintiere

Conselho de Segurança da ONUHugo ChávezInternacionalVenezueladilma rousseffobamavisita ao Brasil» Leia também:

Visita de Chávez a Brasília no dia 10 servirá para reafirmar as relações entre Venezuela e Brasil

Chávez vem ao Brasil na próxima semana para encontro com a presidenta Dilma Rousseff

 

http://correiodobrasil.com.br/em-comunicado-conjunto-dilma-e-chavez-deverao-formalizar-defesa-pela-reforma-do-conselho-de-seguranca/237126/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz