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pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.5.11

INDICAÇÕES DE LEITURA

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Antunes, Irandé. Aula de português; encontro & interação. São Paulo, Parábola, 2003.

Antunes, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo, Parábola, 2005.

Antunes, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo, Parábola, 2007.

Bagno, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolingüística. São Paulo, Contexto, 1997.

Bagno, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo, Parábola, 2007.

Bagno, Marcos. Preconceito lingüístico:o que é, como se faz.São Paulo, Loyola, 50ª ed., 2008.

Bagno, Marcos. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo, Parábola, 2001.

Bagno, Marcos; Stubbs, Michael. Gagné, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo, Parábola, 2002.

Bagno, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo, Parábola, 2003.

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Faraco, Carlos Alberto (org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo, Parábola, 2001.

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Faraco, Carlos Alberto. Lingüística histórica. São Paulo, Parábola, 2005.

Faraco, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola, 2008.

Ferrarezi Jr., Celso. Ensinar o brasileiro: respostas a 50 perguntas de professores de língua materna. São Paulo, Parábola, 2007.

Franchi, Carlos. Mas o que é mesmo "gramática"? São Paulo, Parábola, 2006.

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Ilari, Rodolfo. Introdução à semântica; brincando com a gramática. São Paulo, Contexto, 2001.

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Ribeiro, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil; reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo, Global Ed.; Ação Educativa; Instituto Paulo Montenegro, 2003.

Scherre, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação lingüística, mídia e preconceito. São Paulo, Parábola, 2005.

Silva, Rosa Virgínia Mattos e. "O português são dois...": novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo, Parábola, 2004.

Silva, Rosa Virgínia Mattos e. Contradições no ensino de português; a língua que se fala X a língua que se ensina. São Paulo: Contexto, 1995.

Silva, Rosa Virgínia Mattos e. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo, Parábola, 2004.

Silva, Rosa Virgínia Mattos e. Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto, 1989.

Soares, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.

Soares Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998.

Soares, Magda. Português: uma proposta para o letramento. (Coleção de livros didáticos da 1ª à 8ª série). São Paulo: Moderna, 1999.

Soares, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo, Contexto, 2003.

Takazaki, Heloísa H. Língua portuguesa. São Paulo, IBEP, 2004. (livro didático para o Ensino Médio)

Tarallo, Fernando. A pesquisa sociolingüística. São Paulo, Ática, 1985.

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Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz