Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.5.11

Juiz espanhol abre processo contra 20 militares salvadorenhos por assassinato de jesuítas

30/05/2011 - 20:16 | Thaís Romanelli | Redação

 

Vinte militares e ex-militares salvadorenhos serão processados na Espanha pelo assassinato de

seis padres jesuítas – cinco espanhóis e um salvadorenho – e duas mulheres durante a guerra civil do país (1980-1992) de El Salvador, conforme determinou a justiça nesta segunda-feira (30/05).

 

A medida, que foi determinada pelo juiz Eloy Velasco após o interrogatório de uma das testemunhas do caso, inclui ainda a busca e captura internacional de todos os processados.

 

Além dos oito assassinatos, os militares são acusados de cometer crimes de lesa-humanindade. Eles teriam sido cometidos quando forças do exército de El Salvador entraram nas UCA (Universidade Centro-Americana) e assassinaram o reitor Ignacio Ellacuría, os sacerdotes Amando López, Juan Ramón Moreno, Segundo Montes e Ignacio Martín Baró e Joaquín López y López, a cozinheira da universidade, Elba Julia Ramos e sua filha Celina, de 16 anos.

 

Entre os envolvidos no caso, estão os generais Rafael Humberto Larios e Juan Rafael Bustillo; os coronéis Juan Orlando Zepeda, Inocente Orlando Montano, Francisco Elena Fuentes, Guillermo Alfredo Benavides, Joaquín Arnoldo Cerna, Carlos Mauricio Guzmán e Óscar Alberto León Linares.

 

Também serão processados o comandante Carlos Camilo Hernández Barahona, os tenentes José Ricardo Espinoza Guerra, Gonzalo Guevara Cerritos, Héctor Ulises Cuenca e René Yusshy Mendoza; os sargentos Antonio Ramiro Ávalos Vargas e Tomás Zárpate Castillo; os cabos Ángel Pérez Vasquez e Oscar Mariano Amaya e o soldado José Alberto Sierra Ascensio.

 

O ex-ministro da Defesa de El Salvador durante o período do ex-presidente Alfredo Cristiani (1989-1994), general René Emilio Ponce, também está entre os processados e é o principal acusado de ordenar as execuções. Entretanto, em maio deste ano, Ponce morreu por problemas cardíacos, após oito dias de tratamento médico.

 

Após o anúncio da determinação da justiça espanhola, grupos de direitos humanos de El Salvador comemoraram a decisão. “A resolução do juiz de ordenar a detenção internacional dos militares é importante. A celebramos, a aplaudimos, a apoiamos e mostramos que decisões como esta nos dá força para seguir lutando contra a impunidade”, disse o coordenador da CDHES (Comissão de Direitos Humanos), Miguel Montenegro, em entrevista à agência France Presse.

 

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/JUIZ+ESPANHOL+ABRE+PROCESSO+CONTRA+20+MILITARES+SALVADORENHOS+POR+ASSASSINATO+DE+JESUITAS_12317.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz