Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.8.17

RS: Sem-terra inauguram agroindústria para processamento de alimentos agroecológicos

RS: Sem-terra inauguram agroindústria para processamento de alimentos agroecológicos

Unidade tem capacidade de receber 32 toneladas por hora e armazenar 30 mil sacas de grãos

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS)

,

Ouça a matéria:

Unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grãos e uma agroindústria de processamento de vegetais em Hulha Negra (RS) - Créditos: Caco Argemi
Unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grãos e uma agroindústria de processamento de vegetais em Hulha Negra (RS) / Caco Argemi

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e a Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração (Coptil), inauguraram neste sábado (19), no Assentamento Conquista da Fronteira, no município de Hulha Negra (RS), uma unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grãos e uma agroindústria de processamento de vegetais.

Salete Carollo, do setor de produção do MST, afirmou que representa o fortalecimento da agroecologia na região. "O que nós estamos celebrando hoje aqui no Assentamento Conquista da Fronteira é exatamente um processo que estabelece valores de cooperação, de solidariedade, de partilha, e principalmente a unidade em torno de um projeto político de agricultura que tem como base a matriz tecnológica da agroecologia, a produção orgânica e a diversidade de alimentos para a sociedade brasileira", afirmou Carollo.

A unidade tem capacidade para receber 32 toneladas por hora e armazenar 30 mil sacas de grãos. A prioridade será o armazenamento de arroz, milho e trigo para processamento, mas a estrutura também vai armazenar aveia, azevém, linhaça e sorgo. 

Foto: Letícia Stasiak

O diretor administrativo da Coptil, Emerson Francisco Capelesso, conta que esta é a primeira estrutura deste tipo própria da cooperativa, e que vai gerar vários benefícios, além de redução de custos. 

"A estrutura ajudará a consolidar uma matriz de produção agropecuária diversificada nos assentamentos da Reforma Agrária na região da Campanha. E tem uma importância do ponto de vista da renda, da inclusão dos jovens, da participação mulheres, e também da potencialização dos caminhos de industrialização da produção", afirmou Capelesso.

Já a agroindústria vegetal vai produzir alimentos minimamente processados, entre eles doces, conservas, saladas e aipim embalados à vácuo e batata em palito congelada. O objetivo é comercializá-los no mercado tradicional e institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Edição: Mauro Ramos

https://www.brasildefato.com.br/2017/08/21/rs-sem-terra-inauguram-agroindustria-para-processamento-de-alimentos-agroecologicos/



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz