Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

15.8.17

A partir das 15h a Rede TVT transmite o Ato de lançamento do Instituto Futuro - Com a presença de Lula!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto
A partir das 15h a Rede TVT transmite o Ato de lançamento do Instituto Futuro - Com a presença de Lula!

Acompanhe aqui no facebook e, também no youtube, site e twitter! 

https://www.youtube.com/watch?v=pxNxfJSH5oY




#AoVivo - Ato de lançamento do Instituto Futuro com a presença de Lula

A Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), de Buenos Aires, em parceria com o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) lança nesta terça-feira (15), em São Bernardo do Campo, o Instituto Futuro. O Instituto terá como patrono o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, escolhido pelo que representou e representa para a luta em defesa da democracia, da soberania e da dignidade humana na América Latina. Por esse motivo, o lançamento será feito no palco de lutas históricas do novo sindicalismo brasileiro, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e contará com a presença de Lula.

A constituição do Instituto Futuro é uma iniciativa da UMET, universidade criada e mantida pelo movimento sindical argentino. O ex-ministro Luiz Dulci será o diretor da organização e o professor e jornalista argentino Martín Granovsky será o coordenador executivo.

O Instituto Futuro terá como foco o desenvolvimento compartilhado e a integração latino-americana e caribenha. Pretende discutir as políticas públicas tanto dos governos populares como das administrações conservadoras, e promover uma profunda reflexão sobre os caminhos possíveis e desejáveis para o avanço da democracia, da integração e da justiça social em nosso continente. Quer fazê-lo junto com os dirigentes sindicais, com os líderes dos partidos políticos e movimentos sociais, com os acadêmicos, os estudantes, os intelectuais e artistas.

Trata-se de avaliar o que fizeram de melhor os governos progressistas da região, com que obstáculos se defrontaram, quais foram as razões de seus êxitos e também de seus reveses, quais são os desafios atuais de nossas sociedades. Em que consiste hoje a questão democrática, o que podem aportar os movimentos feministas, de luta pela igualdade racial e pelo direito à diversidade sexual, entre outras causas libertárias de crescente vigência na América Latina. Trata-se, igualmente, de compreender como estão se dando os novos pactos de poder conservador entre o grande capital, os meios de comunicação e setores do judiciário, que em vários casos não hesitam em recorrer a formas inéditas de golpismo para barrar o avanço eleitoral e político das forças populares no continente. E quais são as reações dos nossos povos a essas tentativas de retrocesso histórico, que buscam cancelar direitos sociais e políticos arduamente conquistados.

O evento contará também com a presença do ex-chaceleres Celso Amorim ( Brasil) e Jorge Taiana (Argentina), além dos líderes das maiores centrais sindicais da Argentina e do Brasil.

A UMET

A Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho é a primeira universidade sul-americana surgida de uma organização sindical, o Sindicato Único de Trabalhadores de Edifícios. Seu trabalho se articula com iniciativas de outras organizações e centrais sindicais e com o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina. Foi fundada em 2013, em Buenos Aires, com a presença do ex-presidente Lula como convidado especial. A UMET implementa diversas linhas de pesquisa e cooperação, priorizando as políticas públicas, o desenvolvimento das áreas metropolitanas, a responsabilidade social das empresas e temáticas relacionadas à educação e ao trabalho.

O Instituto Futuro

Desenvolvimento, inclusão e integração são as palavras-chave que inspiraram a Umet e o Clacso a criar um instituto para intercâmbio de experiências sobre políticas públicas de justiça social, para a organização de cursos, encontros e seminários, para formar quadros de administração e de governo, para conectar o mundo acadêmico com o sindical, o social e o político e compreender os novos desafios e oportunidades tanto regionais como globais. A partir de uma perspectiva sul-americana e dos trabalhadores, o Instituto pretende dialogar com instituições congêneres e com os mais diversos setores interessados.

O CLACSO

Conselho Latino Americano de Ciências Sociais é uma instituição internacional não-governamental com status associativo na Unesco. Criado há 50 anos, em 1967, atualmente reúne 616 centros de pesquisa e pós-graduação no campo das ciências sociais e humanidades em 47 países, que incluem, além da América Latina, os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Portugal. Entre seus objetivos estão a promoção da pesquisa social para o combate à pobreza e à desigualdade, o fortalecimento dos direitos humanos e a participação democrática. Também busca contribuir, a partir das contribuições da pesquisa acadêmica e do pensamento crítico, para promover políticas de desenvolvimento sustentável em termos econômicos, sociais e ambientais.

Fonte: Associação Filosofia Itinerante – AFIN







Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz