Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.8.17

“Não reconhecemos esse governo como legítimo”

"Não reconhecemos esse governo como legítimo", diz neto de Jango sobre homenagem de Temer

Da Redação

O neto do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964, usou as redes sociais neste fim de semana para se manifestar a respeito de um convite à família, feito pelo governo de Michel Temer (PMDB). Segundo João Goulart Neto, o governo federal propôs uma série de ações para celebrar o centenário de Jango, em 2018.

"Um membro do governo procurou meu pai para propor uma homenagem aos 100 anos do Presidente João Goulart ano que vem com uma série de ações. Dentre elas moedas comemorativas, exposições etc. Meu pronunciamento a respeito: Não haverá comemoração alguma incentivada por um Governo golpista que não nos representa, muito menos representa a verdadeira democracia na qual Jango lutou valhendo-le o destino de ser o único Presidente a morrer no exílio. Não reconhecemos esse governo que ai esta como legítimo", escreveu o neto.

João Goulart Neto lembrou ainda que o avô possuía dois registros de nascimento – um em 1º de março de 1918 e o outro em 1919. Ele afirma que a família optou por usar o segundo como centenário de Jango, para que as comemorações possam acontecer quando Temer já tiver deixado o governo.

Já Denize Fontella Goulart e Maria Thereza Goulart, filha e esposa de Jango respectivamente, responsáveis pelo Espaço Jango, lançaram uma nota esclarecendo que nunca foram contatadas sobre homenagens e por isso nunca se posicionaram a respeito. "Portanto, qualquer informação nesse sentido não procede. No momento em que, e se, esse contato for feito Maria Thereza e Denize se posicionarão. Antes disso, não. Informamos também que ninguém está autorizado, a não ser o Espaço Jango, a se manifestar em nome de Maria Thereza Goulart e Denize Goulart".



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz