Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

27.12.14

neste sábado, dia 27, às 21h30

DESCALÇO SOBRE A TERRA VERMELHA
Minisérie, 3º episódio > neste sábado, dia 27, às 21h30
Casaldàliga é ordenado bispo de São Félix do Araguaia
Ameaça de morte
Bispo precisa enfrentar fazendeiros e o Exército

Casaldàliga é ordenado bispo de São Félix do Araguaia


Os fazendeiros oferecem prêmio para quem matar Casaldàliga e começam a se movimentar para tentar desacreditá-lo, com a intenção de fazer com que a Igreja e o governo o expulsem do país. Mas a reação do Vaticano é totalmente contrária e com a intenção de apoiá-lo, decide ordená-lo bispo. Estamos em outubro de 1971. Casaldàliga passou três anos na região e inicialmente queria renunciar ao cargo, mas logo entende a ordenação como uma forma de aumentar o seu compromisso. A cerimônia é muito simples, celebrada às margem do rio e o novo bispo, fiel ao seu estilo, renuncia a qualquer ornamentação.

Nos anos posteriores à ordenação os enfrentamentos com os fazendeiros são constantes. Boca Quente e seus pistoleiros enviados pelo fazendeiro Armandão destroem o povo de Serra Nova fundada pelos posseiros com a ajuda do Padre Jentel. E, finalmente, o Exército se apodera de São Félix com um grande destacamento militar, a fim de perseguir e humilhar Casaldàliga e sua gente. O Vaticano informa ao governo militar, que considera que as pessoas que trabalham nessas regiões são heróis e que "tocar em Pedro é como tocar no Papa" (Paulo VI, o Papa da época).

O exército se retira da região. Casaldàliga pede ao padre João Bosco que o acompanhe na visita à reconstruída Serra Nova. Lá, a polícia confunde João Bosco com Casaldàliga e atira em sua cabeça. João Bosco morre, mas torna-se um símbolo. Seu sangue e o de tantos posseiros assassinados, servem para fortalecer a presença de Casaldàliga e sua gente na região. Todas as tentativas de expulsá-lo e iliminá-lo fracassam. A grande vitória de Casaldàliga é que os anos se passaram e ele continua vivendo às margens do rio Araguaia.

Direção: Oriol Ferrer
Produção: Minoria Absoluta, Raiz Produções, TV3, TVE, TV Brasil
Elenco: Eduard Fernández, Sergi López, Babu Santana, Eduardo Magalhães
Formato: minissérie
Gênero: drama, história
Ano: 2012
País de origem: Espanha/Brasil
Classificação indicativa: 14 anos

http://tvbrasil.ebc.com.br/descalcosobreaterravermelha

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz