Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.6.14

Vitória apertada de Santos mostra avanço da direita | Brasil 24/7

247 – As urnas das três últimas eleições presidenciais na América do Sul deixam claro: os candidatos com discurso conservador estão em alta no continente. Na Colômbia, que terminou de contar votos no domingo 15, Chile e Venezuela nenhum dos chamados 'direitistas' se elegeu, mas deram trabalho muito além da conta esperada para quem estava no poder ou procurou voltar depois de um mandato consagrador.

A fotografia mais recente desse fenômeno de fortalecimento das oposições é o presidente reeleito da Colômbia, Juan Manuel Santos. Reeleito agora com 51% votos, contra 45% do opositor conservador Oscar Zuluaga, ele simplesmente perdeu a disputa em primeiro turno, contrariando os prognósticos de que obteria uma vitórita tranquila. A disputa foi, na prática, um grande plebiscito, com o tema do comportamento oficial diante das Farc dominando todos os debates. Com uma proposta de aprofundar as negociações com o grupo armado, em contraposição à proposta de eliminar os guerrilheiros por meio de uma guerra na selva, Santos venceu, mas por muito pouco.

A surpresa de uma eleição mais dura do que parecia inicial já havia baixado sobre o chavista Nicolás Maduro, na Venezuela. Em abril do ano passado, no exercício do cargo de presidente, que lhe fora passado pelo então recém falecido Hugo Chávez, Maduro superou seu adversário Henrique Capriles por apenas 1,6% dos votos. O resultado foi contestado e, como se recorda, manifestações de massa tomaram as grandes cidades venezuelanas logo nos primeiros momentos da gestão de Maduro. Foi preciso acentuar a repressão policial aos protestos para atenuar a situação criada.

Para a presidente socialista Michele Bachelet, do Chile, o quadro eleitoral igualmente se mostrou bem mais adverso do que indicavam os chamados especialistas em comportamento eleitoral. Com oito adversários no primeiro turno, ela não alcançou os 50% mais um voto necessários para encerrar a disputa pela via rápida. Em dezembro, confirmou seu favoritismo sobre a candidata governista Evelyn Matthei, mas no mês passado também enfrentou os primeiros protestos estudantis nas ruas da capital Santiago. Ela governa, mas a pressão aumenta.

Não há relação direta entre os resultados eleitorais de Colômbia, Chile e Venezuela entre si, nem se pode dizer que haverá reflexos nas urnas de outubro das eleições presidenciais brasileiras. O que fica da rodada democrática nos países do continente é a lição da volatilidade do eleitorado, e do fortalecimento do desejo de mudança – ainda que este seja representado por candidatos conservadores que empunham bandeiras clássicas da direita política. Os governantes Santos e Maduro ganharam, assim como Michele voltou ao poder do qual saiu com 84% de aprovação, mas nenhum deles teve vida fácil. Ao contrário, seus opositores não apenas deram lhes uma enorme canseira, como também ganharam condições de exercer uma oposição bastante forte sobre os governos. A ver como será no Brasil.



http://www.brasil247.com/+2voub

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz