Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.6.14

Profissão Repórter - Profissão Repórter mostra a jornada de refugiados que chegam ao Brasil

Edição do dia 03/06/2014

03/06/2014 23h11 - Atualizado em 03/06/2014 23h11

Profissão Repórter mostra a jornada de refugiados que chegam ao Brasil

A guerra civil na Síria já expulsou mais de dois milhões de pessoas.
Os haitianos começaram a chegar ao Brasil depois de um grande terremoto.

As equipes do Profissão Repórter se dividiram para mostrar a dura jornada dos estrangeiros que querem recomeçar a vida no Brasil. Mostramos a ajuda aos sírios em São Paulo, os haitianos em busca de emprego e os senegaleses que foram parar no Rio Grande do Sul.

Este é o programa de estreia do repórter Estevam Muniz. Ele procura os refugiados sírios que estão vivendo há um mês no Brasil. Um comerciante árabe de São Paulo abrigou quatro homens solteiros e duas famílias. Todos são mulçumanos sunitas e acabaram de se conhecer.

A guerra civil na Síria já expulsou mais de dois milhões de pessoas de suas casas. Há três anos, grupos de oposição tentam derrubar a ditadura da família Assad, de etnia alauíta, há mais de 40 anos no poder.

Em São Paulo, ônibus chegam lotados de gente que quer recomeçar a vida. Do lado de dentro, são todos haitianos. Eles são recebidos pela Missão paz, uma entidade ligada à igreja católica. Durante três meses, a equipe do Profissão Repórter acompanhou o trajeto que eles fazem depois que entram no Brasil. 

Os haitianos começaram a chegar ao Brasil depois de um grande terremoto em seu país, em 2010. Todos os dias, o tumulto dos refugiados em busca de emprego se repete. A língua é uma dificuldade, mas os empregadores garantem que eles são dedicados e têm vontade de trabalhar.

http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2014/06/profissao-reporter-mostra-jornada-de-refugiados-que-chegam-ao-brasil.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz