Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.6.14

Estado brasileiro pede desculpas aos perseguidos do Encruzilhada Natalino

Estado brasileiro pede desculpas aos perseguidos do Encruzilhada Natalino

18 de junho de 2014

Da Página do MST


A 85ª Caravana da Anistia realizou um ato de reconhecimento e homenagem à luta dos trabalhadores do Acampamento Encruzilhada Natalino, no município de Ronda Alta (RS), e pediu desculpas públicas devido à perseguição sofrida pelos camponeses durante a ditadura militar.


O ato público, que aconteceu na última sexta-feira (13), reuniu mais de 1.000 pessoas, entre autoridades do estado, trabalhadores Sem Terra e comunidade local, no salão paroquial do município.


A Caravana da Anistia percorre o Brasil na intenção de pedir desculpas publicamente pelos crimes cometidos pela ditadura militar contra os perseguidos e torturados. Em Ronda Alta, a Caravana se remeteu de forma especial aos agricultores e agricultoras sem terra que lutaram pela Reforma Agrária no início dos anos de 1980 na região.


O coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, ressaltou a importância da iniciativa do Ministério da Justiça, em analisar, julgar e reparar os atos da ditadura militar que prejudicaram o povo brasileiro, entre eles os camponeses Sem Terra do Encruzilhada Natalino.


Stedile lembrou que a região Norte do Rio Grande do Sul é palco de importantes lutas pela terra e pela Reforma Agrária desde a década de 1950, que se caracterizaram como luta de classe entre o povo e o latifundiários.


“A origem disso é que nessa região havia um grande latifúndio chamado Sarandi, de propriedade de um Uruguaio. Em função disso surgem as primeiras lutas na região, que deram origem ao Master (Movimento dos Agricultores Sem Terra), a primeira Lei de Reforma Agrária no país, criada pelo Instituto Gaucho em 1958 e as primeiras desapropriações de terras feitas pelo governador Leonel Brizola”, explicou.


Coordenada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a atividade homenageou os acampados da Encruzilhada Natalino e julgou os requerimentos de anistia do Padre Arnildo Fritzen, Angelin Antônio Campigotto, Zolmir Antônio Calegari, Inês Calegari, Ivete Vieira, Maria Salete Campigotto e Miguel Gonçalves Vieira, os quais foram acampados e protagonistas na luta pela terra e contra a ditadura do acampamento, entre o período de 1980 e 1983. Na ocasião também foi inaugurado um monumento para relembrar ao acampamento.


Pe. Arnildo, pároco de Ronda Alta quando os agricultores iniciaram as principais mobilizações para a conquista da terra, se tornou um exemplo na região para os movimentos que ainda aguardam pela Reforma Agrária, especialmente pelo testemunho de resistência, coragem e apoio ao povo Sem Terra.


A sessão contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Ronda Alta, Miguel Ângelo Gasparetto (PT), e o arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri.


Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância da memória histórica em Ronda Alta e o significado da presença de Pe. Arnildo na luta. “Quis a providência divina que ao baterem na porta de uma Igreja, fossem acolhidos por alguém que jurou servir a Deus, no cuidado com os outros”, afirmou Miguel Ângelo. 

Já Dom Altieri realçou que “a Igreja sente as alegrias e angústias de seu povo”, motivando que o amor seja o grande continuador da continuidade desta caminhada. O arcebispo também alertou que a repressão ainda é encontrada em muitos espaços atuais da sociedade.


A homenagem realizada pela 85ª Caravana da Anistia reafirmou o desejo de dar voz aos camponeses que a repressão tentou calar, reconhecendo a coragem empenhada em enfrentar o regime militar na luta pela garantia de direitos, como o direito à terra e a Reforma Agrária.


A história 


Após o início da ditadura, os militares começaram a perseguir os camponeses que lutavam pela terra na região. Com o apoio da Igreja Católica de Ronda Alta, na figura do padre Arnildo Fritzen, entre 1980 e 1983, organizaram um acampamento com cerca de 630 camponeses na Encruzilhada Natalino, em Ronda Alta. 


De 30 de julho a 31 de agosto, o acampamento foi decretado área de segurança nacional, sofrendo intervenção militar comandada pelo Coronel Curió (Leia mais sobre a história do Acampamento Encruzilhada Natalino).


*Com informações da Arquidiocese de Passo Fundo



http://www.mst.org.br/node/16224


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz