Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.7.14

O que é BRICS?


Até 16 de julho, quarta-feira, acontece em Fortaleza e também na capital federal do Brasil a VI Cúpula(link is external) do BRICS, que reunirár os chefes de estado de cinco países. Você sabe o que é o BRICS?

É um agrupamento econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas, embora seja um grupo, não forma um bloco ou associação de comércio, a exemplo de Mercosul e da União Europeia, pois não tem estatuto, carta de princípios etc. Está mais para um "clube" político de países com interesses em comum e que, a cada ano, se aprofunda mais em temas econômicos e sociais.

A visão do que seria o BRICS nasceu em 2001, quando o economista Jim O'Neill publicou o estudo "Building Better Global Economic BRICs" (Construindo Melhor a Economia Global BRICs). Primeiramente, o agrupamento não contaria com África do Sul, o sufixo "s" servia para designar o plural de países. Para O'Neill, esses seriam os países que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período máximo de 50 anos.

O que era apenas um estudo ganhou corpo e forma em 2006, quando os países resolveram que era a hora de dar um caráter diplomático ao grupo. Três anos mais tarde, realizaram a primeira cúpula, ainda sem a participação da África do Sul, o que só ocorreria a partir de 2011. Em Ecaterimburgo, na Rússia, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jitao (China) e o primeiro-ministro Manmohan Singh (Índia) redigiram um comunicado em conjunto: "Estamos comprometidos com a promoção da reforma das instituições financeiras internacionais, de modo a que reflitam as mudanças ocorridas na economia mundial. As economias emergentes e em desenvolvimento devem ter voz mais ativa e maior representatividade em instituições financeiras internacionais", destacava o comunicado.

Entre 2003 e 2007, os cinco países foram responsáveis pela expansão do PIB mundial em 65%. Se, em 2009, respondiam por 9% do PIB mundial, hoje representam 21%. Além disso, detém o maior poder de consumo do mundo, ou seja, superior ao de Estados Unidos e União Europeia.

A proposta da VI Cúpula é criar o Banco de Desenvolvimento do BRICS. O objetivo seria o de financiar projetos de infraestrutura. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff: "(Esse banco) é mais um elemento para expandir a nossa capacidade de obter recursos (...) O grande desafio das economias dos BRICS é justamente ampliar seus investimentos na área de infraestrutura."


 http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/o-que-e-brics

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz