Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.7.14

NOTA DE PESAR DO MST PELA MORTE DO MESTRE ARIANO SUASSUNA


 

 

NOTA DE PESAR DO MST PELA MORTE DO MESTRE ARIANO SUASSUNA

O MST lamenta a perda do grande mestre da cultura brasileira, Ariano Suassuna, que nos deixou nesta quarta-feira (23/7). Mestre da cultura erudita popular erudita, crítico do americanismo Ariano Suassuna marcou o século passado com suas peças teatrais, seus romances e suas aulas-espetáculos.

Nascido na Paraíba e criado em Pernambuco transformou suas vivencias culturais em sua arte, foi fundador junto com Hermilo Borba Filho do Teatro de Estudantes de Pernambuco e do Teatro Popular do Nordeste. Apesar da sua formação em direito seu trabalho sempre esteve ligado a Cultura Popular. Na década de 1960 abandona de uma vez a advocacia para ser professor de Estética da UFPE.

Na década de 1970 já com uma vasta produção teatral e romances se soma a outros artistas como Gilvan Samico, Raimundo Carreiro e Francisco Brenannd constituem o Movimento Armorial que tinha como pressuposto elevar a cultura popular ao grau de erudita.
Apropriando-se de insígnias, bandeiras, brasões e parte do mundo mágico escondido no tempo medieval com seus cavaleiros, princesas, forasteiros e heróis, mesclando com aquilo tudo que temos de mágico nos festejos populares do nordeste encantado, com o bumba-meu-boi e cavalos-marinhos.

Mestre Ariano foi um apoiador da luta pela Reforma Agrária e amigo do MST. Recebeu o coletivo de cultura do MST em sua casa, onde mostrou toda sua simplicidade e vitalidade ao sentar na calçada de sua casa e contar causos. Fez criticas à supremacia do modelo americano e propôs que a cultura popular fosse a mola propulsora de uma nova forma de pensar a cultura.
 
Ariano foi embora, mas ficam vivos João Grilo, Chico, o Padre, Fernando, Isaura e tantos outros personagens que continuam a percorrer o imaginário popular. O mestre Ariano foi essa figura mítica que teve suas obras transformadas em filmes para dar mais vida aos seus personagens especiais. 

O MST aprendeu na trajetória de mais de 30 anos, com a contribuição de vários mestres, como Ariano, que a cultura popular é fundamental para fortalecer a identidade e as raízes de um povo. Quanto mais forte a cultura de um povo, maior será a sua capacidade se de colocar em movimento para fazer as lutas pelas transformações sociais do nosso país. Essa foi a principal contribuição de Ariano, que reforça o compromisso histórico do MST, com a organização dos trabalhadores rurais, a resistência cultural dos camponeses e a luta contra o latifúndio. Viva Ariano! Viva a cultura nacional! Viva o povo brasileiro!
DIREÇÃO NACIONAL DO MST


EL PRESIDENTE E O POETA

O encontro entre Chávez e Ariano Suassuna

 Hugo Chávez, o polêmico presidente venezuelano, vinha de uma viagem à África quando, numa escala em Recife, na quarta, meio à brinca, meio à vera, pediu para encontrar o mestre Ariano Suassuna, ícone da cultura brasileira que dá brilho ao governo de Eduardo Campos em Pernambuco como seu secretário de Cultura.

E não é que, generoso, o mestre que tem hábitos reclusos, topou?
Aqui vão as imagens inéditas do encontro. Suassuna explicou que sempre sonhou ver a América Latina unida numa imensa Nação, discurso que o polêmico Chávez também costuma adotar. Ariano levou ao líder venezuelano inclusive um exemplar de seu livro a "Pedra do Reino", publicado em 1971, e leu para Chávez trechos que mostram que seus ideais sobre a América Latina são mais antigos até do que os do venezuelano.

Mestre Suassuna, que presenteou Chávez com um exemplar do livro e com um DVD do "Auto da Compadecida", ainda achou graça do convite para visitar a Venezuela, acompanhado inclusive do oferecimento de um jato para vir buscá-lo em Recife.

- Se saísse, iria a Portugal e a Espanha, mas só se os dois países fossem ali em Alagoas - agradeceu o poeta, que dizem os amigos nunca deixou o Brasil.

 Aqui: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/brasildob/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz