Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.7.14

Emir Sader

Lançamento Boitempo: Estado e política em Marx, de Emir Sader

Publicado em 23/07/2014 |

estado e politica em marx_capa envio

A Boitempo acaba de lançar, em nova edição, Estado e política em Marx, de Emir Sader. Escrito durante a ditadura, nos densos anos 60, trata-se da primeira tese sobre Marx defendida na USP. Partindo da ampliação das democracias políticas do final do século XX, Sader enfrenta em Estado e política em Marx, um enigma que insiste em se colocar como atual ainda nos dias de hoje: "como os poderes políticos continuaram a ser monopolizados por elites econômicas e sociais, apesar da democratização?"

Leia abaixo a apresentação que Emir Sader escreveu, para a nova edição, publicada 46 anos depois da redação original do livro

Quando escolhi cursar filosofia na Universidade de São Paulo, estava impactado pelos três anos de estudos filosóficos no curso clássico noturno do Colégio Estadual e Escola Normal Brasílio Machado, situado na Vila Mariana, na capital paulista. Porém, mais especificamente pela leitura da primeira parte de A ideologia alemã, do Marx. (Naquela época, e até bem pouco tempo, só havia edições da primeira parte do livro, a que se refere a Feuerbach. A edição integral da obra foi publicada pela Boitempo Editorial em 2007.) Essa leitura me abriu o horizonte de toda a dimensão do pensamento marxista e, de certo, foi a que mais me ajudou a entender o mundo e as possibilidades de transformá‑lo revolucionariamente. Foi, por fim, a obra que consolidou minha decisão de fazer o curso de filosofia – e não os de
ciências sociais ou de psicologia.

Aquele jovem que concluiu o curso noturno de filosofia na USP completava 25 anos quando defendeu sua dissertação de mestrado. Era professor do Departamento de Filosofia da USP e militava politicamente na clandestina Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop) e havia realizado a dissertação em meio a grandes mobilizações contra a ditadura – desde passeatas estudantis até as greves de Osasco e Contagem.

A releitura deste texto hoje me permite ter um sentimento de orgulho da capacidade de combinar a elaboração teórica com a militância politica e o trabalho profissional, em um tempo tão denso como aquele. Confesso, imodestamente, considerá-lo um bom texto, daí que eu me permita republicá‑lo mais uma vez, 46 anos depois, e submetê‑lo aos leitores.

São Paulo, abril de 2014

Apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=1kWoKTlw2j0


http://blogdaboitempo.com.br/2014/07/23/lancamento-boitempo-estado-e-politica-em-marx-de-emir-sader/







1° tese sobre Karl Marx defendida na USP
autor Emir Sader
páginas 120 ano de publicação 2014 isbn 978-85-7559-375-2

Estado e política em Marx

Emir Sader

R$ 34,00

O século XXI segue permeado por um dos maiores enigmas da teoria social: de que forma as elites, minoritárias, conseguem manter seu poder político? Este é o cerne da análise realizada pelo sociólogo Emir Sader em Estado e política em Marx, escrito nos densos anos 1960 como sua dissertação de mestrado em filosofia, e agora publicada pela Boitempo. Sader aventura-se a decifrar elementos indispensáveis para a compreensão desse fenômeno central no capitalismo contemporâneo, analisando o lugar da instância política nas formações sociais concretas. Nas palavras do sociólogo, "não se trata de uma homenagem àquela juventude, mas de um reconhecimento de que o texto tem coerência e méritos para se candidatar à atualidade".

Num relato histórico, que passa pelas formações sociais pré-capitalistas, o autor usa a teoria de Marx para captar a essência do que faz o capitalismo ser o que é nos tempos modernos, como se difere dos sistemas anteriores e de que forma se perpetua no poder, analisando as três relações chaves de sua existência: a política, a economia e o Estado.

Sader reavalia o posicionamento do Estado dentro dos jogos de poder, em particular sua relação com as classes dominantes. Chama a atenção sua crítica ao que considera uma visão voluntarista do Estado, que o considera apenas instrumento usado pelas classes dominantes, ignorando sua inteiração com outros meios sociais. "Quando a análise leva em consideração apenas o topo da pirâmide social, o caráter específico do Estado e da política se esconde; bem como o papel que possuem de referência a toda a sociedade e que justifica sua existência social", conclui.

Estado e política em Marx se mantém atual por relacionar a crise da política como forma emancipadora dos homens à crise da teoria política como reflexão sobre os fundamentos das relações de poder na sociedade. Sader toma pela raiz os temas que estruturam a política como prática social, recuperando a riqueza que ela desfrutou nos clássicos do pensamento moderno – em marx, em primeiro lugar –, condição para reinventar a própria política e, com ela, a democracia e o socialismo.



http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/estado-e-politica-em-marx

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz