Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.7.14

Brasil lidera ação pelo estado palestino

Desde Lula, Brasil lidera ação pelo estado palestino

REUTERS/Thiago Teixeira: Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva (R) raises the hand of his counterpart Palestinian Mahmoud Abbas in Salvador November 20, 2009. Abbas is on a three-day official visit in Brazil. REUTERS/Thiago Teixeira (BRAZIL POLITICS)

Embora tenha sido chamado de "anão diplomático" pelo porta-voz da chancelaria israelense, o Brasil tem ocupado papel central no movimento pela criação de um estado palestino; lembrança foi feita pelo pesquisador de relações internacionais da Universidade de Brasília, Rodrigo Wiese Randig: "Em 1º de dezembro de 2010, o Brasil reconheceu a Palestina. Apenas nos meses seguintes ao reconhecimento pelo Brasil, a Palestina ganhou mais reconhecimentos do que em toda a década anterior"; "Assim que, como bem diplomaticamente disse nosso Chanceler ontem, se existe no mundo algum "anão diplomático", algum país "politicamente irrelevante", definitivamente não é o Brasil. E Israel sabe muito bem disso"

26 de Julho de 2014 às 14:49

247 - A reação de Israel ao posicionamento brasileiro em relação ao massacre que vem sendo cometido na Faixa de Gaza é proporcional ao peso que o Itamaraty passou a ter, no debate sobre a criação do estado palestino, desde dezembro de 2010. Naquele mês, durante uma visita uma do presidente Mahmoud Abbas, o Brasil reconheceu a Palestina, no que foi seguido por vários outros países. A lembrança foi feita pelo pesquisador de relações internacionais da Universidade de Brasília, Rodrigo Wiese Randig.

Leia, abaixo, o texto postado por ele em sua página no Facebook:

Sobre essa história de "anão diplomático", só vou recordar uns fatos: em 1994, criou-se a Autoridade Palestina, com o objetivo de obter o reconhecimento de um Estado palestino. Até o final daquela década (1999), apenas 6 novos países foram convencidos a reconhecer a Palestina. Na década seguinte inteira (2000 até dezembro de 2010), apenas 8 outros países haviam decidido reconhecer o novo Estado.

Até que o Presidente palestino, Abbas, veio ao Brasil, pedir-nos pessoalmente o reconhecimento diplomático. Em 1º de dezembro de 2010, o Brasil reconheceu a Palestina. Menos de uma semana depois, a Argentina nos seguiu. Nas 2 semanas seguintes, Bolívia e Equador. No mês seguinte, Chile, Guiana e Peru.

E então Suriname e Uruguai, e logo mais de uma dúzia de países, sobretudo latino-americanos e caribenhos. Apenas nos meses seguintes ao reconhecimento pelo Brasil, a Palestina ganhou mais reconhecimentos do que em toda a década anterior. Menos de um ano após a decisão brasileira, a Palestina foi aceita como país-membro da Unesco e, um ano mais tarde, foi historicamente reconhecida como "país" pela ONU.

Assim que, como bem diplomaticamente disse nosso Chanceler ontem, se existe no mundo algum "anão diplomático", algum país "politicamente irrelevante", definitivamente não é o Brasil. E Israel sabe muito bem disso.

Leia ainda as cartas de Lula e Abbas sobre o reconhecimento do estado palestino:

"À Sua Excelência
Mahmoud Abbas
Presidente da Autoridade Nacional Palestina

Senhor Presidente,

Li com atenção a carta de 24 de novembro, por meio da qual Vossa Excelência solicita que o Brasil reconheça o Estado palestino nas fronteiras de 1967.

Como sabe Vossa Excelência, o Brasil tem defendido historicamente, e em particular durante meu Governo, a concretização da legítima aspiração do povo palestino a um Estado coeso, seguro, democrático e economicamente viável, coexistindo em paz com Israel.

Temos nos empenhado em favorecer as negociações de paz, buscar a estabilidade na região e aliviar a crise humanitária por que passa boa parte do povo palestino. Condenamos quaisquer atos terroristas, praticados sob qualquer pretexto.

Nos últimos anos, o Brasil intensificou suas relações diplomáticas com todos os países da região, seja pela abertura de novos postos, inclusive um Escritório de Representação em Ramalá; por uma maior freqüência de visitas de alto nível, de que é exemplo minha visita a Israel, Palestina e Jordânia em março último; ou pelo aprofundamento das relações comerciais, como mostra a série de acordos de livre comércio assinados ou em negociação.

Nos contatos bilaterais, o Governo brasileiro notou os esforços bem sucedidos da Autoridade Nacional Palestina para dinamizar a economia da Cisjordânia, prestar serviços à sua população e melhorar as condições de segurança nos Territórios Ocupados.

Por considerar que a solicitação apresentada por Vossa Excelência é justa e coerente com os princípios defendidos pelo Brasil para a Questão Palestina, o Brasil, por meio desta carta, reconhece o Estado palestino nas fronteiras de 1967.

Ao fazê-lo, quero reiterar o entendimento do Governo brasileiro de que somente o diálogo e a convivência pacífica com os vizinhos farão avançar verdadeiramente a causa palestina. Estou seguro de que este é também o pensamento de Vossa Excelência

O reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio, objetivo que interessa a toda a humanidade. O Brasil estará sempre pronto a ajudar no que for necessário.

Desejo a Vossa Excelência e à Autoridade Nacional Palestina êxito na condução de um processo que leve à construção do Estado palestino democrático, próspero e pacífico a que todos aspiramos.

Aproveito a ocasião para reiterar a Vossa Excelência a minha mais alta estima e consideração."


Carta do Presidente Mahmoud Abbas ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

(Tradução não-oficial)

"Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Federativa do Brasil Brasília

24/11/2010

Saudações,

Inicialmente, gostaríamos de estender a Vossa Excelência nossas felicitações pelo sucesso das eleições gerais no Brasil, louváveis por sua elevada transparência e pelo alto nível do processo democrático, que levaram à vitória a candidata de seu partido como nova Presidente da República Federativa do Brasil. É com satisfação que também saudamos entusiasticamente o seu Governo, testemunha de um período de prosperidade econômica e mudança política qualitativa, que inscreve Vossa Excelência na história política moderna do Brasil.

Senhor Presidente,

A atual situação nos territórios palestinos evidencia uma grande escalada das ações israelenses. O Governo de Israel recusa-se a interromper suas atividades em assentamentos. Isso paralisou o lançamento de negociações diretas, apesar das posições e dos pedidos de países de todo o mundo para que Israel ponha fim aos assentamentos, e, dessa forma, não apenas torne possíveis as negociações, como também dê uma chance à paz. No entanto, Israel ainda desafia o mundo inteiro e insiste em suas atividades colonizadoras. Tal posição dificulta qualquer possibilidade de se alcançar um acordo por meio de negociações e cria também uma nova realidade no terreno, que inviabiliza a solução de dois Estados.

Enquanto expressamos a Vossa Excelência o nosso orgulho das valorosas e históricas relações brasileiro-palestinas, que refletem suas posições firmes em relação ao nosso povo ao longo dos anos e em nossos recentes encontros, esperamos, nosso caro amigo, que Vossa Excelência decida tomar a iniciativa de reconhecer o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967. Essa será uma decisão importante e histórica, porque encorajará outros países em seu continente e em outras regiões do mundo a seguir a sua posição de reconhecer o Estado palestino. Essa decisão levará também ao avanço do processo de paz e à promoção da posição palestina, que busca o reconhecimento internacional do Estado da Palestina. Esperamos que o nosso pedido possa receber sua bondosa aceitação e esperamos também que essa iniciativa possa ser tomada antes do fim de seu mandato presidencial.

Queira aceitar os protestos de nossa mais alta estima e consideração.

Mahmoud Abbas
Presidente do Estado da Palestina
Presidente do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina Presidente da Autoridade Nacional Palestina"


http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/148060/Desde-Lula-Brasil-lidera-a%C3%A7%C3%A3o-pelo-estado-palestino.htm


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz