Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.4.14

Síria. Jesuíta holandês em Homs: inaceitável morrer de fome


Síria. Jesuíta holandês em Homs: inaceitável morrer de fome

"Não aceitamos morrer de fome em Homs. Nós, cristãos e muçulmanos, amamos a vida e queremos viver", é o apelo lançado no Youtube por padre Frans van der Lugt, jesuíta holandês, há décadas na Síria, e único europeu que permaneceu na martirizada cidade assediada pelo regime.

A informação é publicada por Vatican Insider, 27-01-2014. A tradução é de IHU On-Line.

Na videomensagem gravada nos últimos dias, transmitida pelo Youtube e difundida pelos ativistas do bairro de Bustan ad Diwan, em Homs, padre Frans, também conhecido como "padre Francis", fala sentado na frente do altar de uma igreja: "Falo da cidade velha de Homs assediada" há um ano e sete meses. "Represento as comunidades cristãs que aqui se encontram", afirma referindo-se aos cerca de 70 cristãos que permaneceram na zona desta terceira cidade mais importante do País, solidária com a revolta e semi-destruída pela repressão do regime.

"Juntamente com os muçulmanos vivemos numa situação difíciel e dolorosa e sofremos com tantos problemas. O maior é a fome", afirma padre Frans. "As pessoas não encontram comida. Nada é mais doloroso que ver mães pela estrada em busca de comida para os seus filhos".

Entre os outros grandes problemas há aquele das curas médicas, continua o jesuita que durante décadas é o responsável pelos jesuítas na Síria central. "Há tantas pessoas aqui que precisam ser operadas e necessitam de cuidados especializados e que sofrem terrivelmente".

A operador do vídeo pergunta para o jesuíta: "O senhor acha que a comunidade internacional fará algo enquanto morremos de fome? Ou permanecerá em silêncio?"

A resposta de Padre Hans: "Nestas condições é impossível que a comunidade internacional e nós todos juntos não façamos nada". "Não aceito que morramos de fome. Não aceito que sejamos afogados no mar da fome, devorados pelas ondas da morte", continua o velho jesuíta que conclui: "Nós amamos a vida. Queremos viver. E não queremos ser afogados num mar de dor e sofrimentos".

Nota da IHU On-Line: O dramático apelo do padre Frans van der Lugt, pode ser visto aqui. Ele fala em árabe. A legenda é na língua holandesa.

Veja também:

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/527677-siria-jesuita-holandes-em-homs-inaceitavel-morrer-de-fome



____________________________


Jesuíta Van der Lugt é assassinado na Síria

O padre católico holandês Frans Van der Lugt, jesuíta, foi assassinado na manhã de hoje, 07-04-2014, às 8 horas, na frente da residência dos jesuítas em Homs, por um grupo de homens armados.

A informação é publicada por Il Sismógrafo, 07-04-2014.

A notícia da morte do padre Van der Lugt, 75 anos, foi dada pela agência AP e confirmada pelo padre Alex Bassili, da Cúria provincial do Oriente Médio e do Maghreb.

Há alguns meses, Giorgio Bernardelli, narrava: "Originário da Holanda, padre van der Lugt vive no Oriente Médio já há 50 anos. Na Síria chegou em 1966, depois de um período transcorrido no Líbano para aprender a língua árabe. Ele chegou com uma experiência humana muito particular: um religioso que também é psicoterapeuta. Uma experiência que se revelou preciosa ao construir pontes de paz e de compreensão entre cristãos e muçulmanos".

Veja também:


http://www.ihu.unisinos.br/noticias/530027-jesuita-van-der-lugt-e-assassinado-na-siria

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz