Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.4.14

Os entulhos da ditadura na imprensa do Brasil de hoje

28/04/2014 - Copyleft

Os entulhos da ditadura na imprensa do Brasil de hoje

Com jornalistas presos ilegalmente e matérias sendo revisadas pela Polícia Federal, a censura na ditadura provou que a ordem do patrão é a absoluta.


Isabela Palhares

 
"Em 1500 o Brasil foi descoberto, em 1964 o Brasil é redescoberto," passagem do caderno especial da Folha de São Paulo lançado no dia 31 de março de 1964, antes de ser anunciado o golpe. Dotados de um cinismo extremo, os principais meios de comunicação brasileiros do século XXl e que tiveram papel fundamental na disseminação do ódio golpista em 64, recontam a história com suas próprias palavras e sempre apostando na imparcialidade. A passagem da Folha acima é um exemplo claro do poder que a mídia possuía na época e que não se apagou até hoje.
  
Depois de terem tomado a ordem democrática das mãos do povo, os barões da mídia fingem arrependimento para blindar qualquer tipo de crítica e transmitir uma imagem mais conciliadora. Com exceção dos veículos Última Hora e TV Excelsior, os meios de massa da época apoiaram a ditadura explicitamente.

 
Manipulação

Em entrevista com o pesquisador e professor Luiz Antonio Dias, chefe do Departamento de História da PUC-SP, apontei para uma matéria publicada no blog Viomundo de Luiz Carlos Azenha, que tratava da manipulação de uma informação dada por Dias a um jornalista do O Globo. No Viomundo:
"Há alguns dias, o professor recebeu uma ligação de um jornalista de O Globo. Como estava na rua e não dispunha dos números exatos nas mãos, arredondou: disse que as reformas de Jango tinham cerca de 70% de apoio popular. No outro dia foi olhar no jornal e constatou: segundo o jornalista, 30% dos entrevistados rejeitavam as reformas! Ou seja, o jornalista optou pelo viés negativo e cometeu um erro, já que o número real dos que rejeitavam era de 9% — os demais não sabiam ou não responderam. É a manipulação de informações, versão 2014!"
 
No O Globo:
                                                                                                  Fotos: globo.com

 



Perguntei ao professor se alguma coisa havia mudado no universo midiático desde a época do Golpe. Segundo ele:
"Sobre o caso do jornal O Globo, particularmente, creio que existem duas possibilidades: a) texto mal redigido por falta de experiência ou empenho; b) informação deliberadamente alterada para reforçar a ideia de repúdio, que era o que ela queria afirmar desde o início de nossas conversas. Acho que hoje as coisas são melhores por conta da multiplicidade de veículos alternativos, por conta da internet, onde podemos conferir a veracidade das informações, no entanto, os interesses dos donos dos meios continuam, em algumas situações, se sobrepondo à informação e a verdade.


 
Censura e Controle

"
Concordar com a ação policial de ontem e hoje e com a Lei da Anistia é concordar com uma mídia absurda de 5 famílias que comandam o nosso país." Essas foram as palavras de Adriano Diogo, Deputado Estadual pelo PT, no Julgamento da Lei da Anistia: Tribunal Tiradentes lll, realizado na PUC-SP. Ovacionado pelo público, Adriano expôs o que muitos dos jovens da atualidade pensam a respeito dos controladores do país. Também abrangendo assuntos de interesse dos movimentos estudantis, Fábio Comparato, jurista e professor da USP, no mesmo evento, disse: "O direito só se aplica quando os interesses dos empresários estão em jogo. Como se explica o salto assustador do número de emissoras da Globo (de 3 para 11) em 1964?"
 
Com jornalistas presos ilegalmente e matérias sendo revisadas pela Polícia Federal, a censura na ditadura provou que a ordem do patrão é a absoluta. Somente a classe dominante exerce o controle. Não é o governo que censura um artigo, é o patrão, o dono do jornal. A autocensura está lá como uma estratégia e, como toda empresa tem um dono, nos meios de comunicação só é publicado o que o patrão acha conveniente. Roberto Marinho, por exemplo, atacava a TV Cultura como forma de apoio à ditadura. Ele era como um serviçal do regime e ao mesmo tempo patrono da elite conservadora.

 
Democracia?

A influência da grande mídia na transição incompleta da democracia depois da ditadura para os dias atuais é extenuante. Conversei com Venício Lima, jornalista e sociólogo, sobre o assunto. “A estrutura oligopolizada, não regulamentada e excludente da imprensa, controlada por poucos grupos restringe a liberdade de expressão afetando a população. Como diria Paulo Freire, 'nós praticamos a cultura do silêncio, o povo sofre uma censura disfarçada e é excluído da esfera pública devido os interesses privados de poucos'," disse o jornalista.
 
A mídia alternativa abriu um espaço para uma maior democratização da informação. Porém, os censores ditatoriais ainda se fazem presente na realidade de alguns veículos e jornalistas. A função da grande imprensa não foi cumprida na época da intervenção militar e não é cumprida na atualidade. É escancarado o jogo de interesses por trás das empresas e famílias que controlam a informação. A ditadura midiática ainda existe. Sua vítima? O povo.

Créditos da foto: Arquivo

http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPrimeiros-Passos%2FOs-entulhos-da-ditadura-na-imprensa-do-Brasil-de-hoje%2F42%2F30811&fb_action_ids=10200755595770679&fb_action_types=og.recommends

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz