Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

3.4.14

▶ Marcas da memória

https://www.youtube.com/watch?v=-T2XSq8dzeU#t=29

Esse vídeo contém a história de um personagem que viveu na época da Ditadura Militar. Paulo Tarso Carneiro foi militante e tem fortes lembranças de episódios que marcaram os chamados "Anos de Chumbo". Para relembrar o passado, a entrevista foi feita no Cais do Porto, em Porto Alegre. Na Ditadura, o local serviu como embarque para os condenados pelo Tribunal Militar.

Paulo conta como se tornou militante, fala sobre a maneira como suas ideias foram censuradas e, ainda, relata o momento em que foi preso. Paulo também relata em detalhes as torturas que eram feitas na época. Além disso, o aposentado explana sobre a importância do projeto "Marcas da Memória".

A iniciativa que tem como objetivo marcar as áreas de Porto Alegre que foram utilizadas em 1964 a 1985 para torturar e prender pessoas que tinham ideias contrárias ao regime militar. Os locais receberão placas padronizadas ou totens com inscrições que indicarão o que acontecia na época da Ditadura naquele espaço.

Autoras do trabalho: Jéssica Berger e Priscila Gomes
Orientação: Débora Gadret e Sílvio Alves

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz