Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.9.10

A “virada” é no gráfico?

07 Sep

Não tenho absolutamente nada contra o jornalista José Roberto de Toledo, especialista em pesquisas eleitorais do Estadão.  Se ele quer enxergar semelhanças nesta eleição com a de 2006, quando o PSDB conseguiu chegar ao 2º turno com Geraldo Alckmin, tem todo o direito.Se quer dizer que "depende mais de Serra" uma mudança no quadro, que seja. A opinião é livre.

E se quer ignorar, também, que Ibope e Datafolha acabaram por "correr atrás" dos números do Sensus e da Vox Populi, que vem de registrar uma apmliação ainda maior da distância entre Dilma e Serra, que já superaria os 30 pontos, também pode, apesar de ter o dever de registrar os números e de explicar, com franqueza, porque não os acha confiáveis.

Mas, em nome da verdade e da lisura, tem de mandar corrigir o gráfico que está publicando no site do Estadão e que reproduzo na parte de cima da imagem que, alertado pelo comentarista Thiago, fui verificar. Ali, a ponta da curva dos dois candidatos tem uma inflexão: a de Dilma para baixo e a de Serra, para cima, como se vê no destaque. Ainda que pequena, esta inflexão não existe, segundo o próprio Ibope, cujo gráfico está reproduzido na parte de baixo e que registra, como se destaca, uma linha reta entre as últimas pesquisas.

Um analista de pesquisas, mais que qualquer outro, sabe que inflexões em curvas podem levar a interpretações.
Corrigindo o erro e esclarecendo seus leitores agirá bem. Não é crível que se vá expor a uma acusação de produzir uma "virada gráfica" na evolução da intenção de voto sem que haja números para sustentá-la.

http://www.tijolaco.com/25506

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz