Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.9.10

mais uma mentira que estão espalhando sobre o MST

Tem um monte de gente espalhando por aí o e-mail abaixo, que afirma que isto é obra do MST.

MAS NÃO É!

 

O site lincado logo abaixo desmascarou um deputado sem escrúpulo, chamado Raul Jungmann que estava espalhando esta história!

 

Leiam a notícia para ver:

http://cachacaaraci.wordpress.com/2010/04/26/deputado-ajuda-a-espalhar-boato-sobre-roubo-de-ovos-das-tartarugas-na-margem-esquerda-do-rio-solimoes/

 


Deputado ajuda a espalhar boato sobre roubo de ovos das tartarugas na margem esquerda do Rio Solimões

Raul Jungmann - falsa denúncia

O deputado federal Raul Jungmann repercute uma das maiores pragas que nas últimas semanas tem invadido sem controle as caixas postais eletrônicas: um hoax tão primário sob a forma de spam que custa a crer tenha sido publicado no site de algum ser minimamente pensante.

Pior, portador de mandato parlamentar pelo PPS pernambucano e ex-ministro do governo anterior ao do Presidente Lula.

A não-notícia é completamente estapafúrdia: refere-se a uma incerta espécie de "tartarugas de rio" e acusa de ladrões todos os moradores da extensa "margem esquerda" do Solimões. Logo ela?

Por esta lógica enviesada, tão certo quanto os gatunos amazônicos são em número bastante reduzido, para o deputado as tais tartarugas só podem ser canhotas.

O mais incrível – para não dizer cômico – é que uma das "imagens dos moradores no momento da infração", segundo suas próprias palavras, chama mais atenção pelas gigantescas ondas que colocariam o rio Solimões em qualquer circuito do campeonato mundial de surf, do que pelo flagrante delito em si.

A densa névoa formada pelo spray das ondas quebrando não deixa dúvidas.

O deputado não precisava pagar um mico desses para tentar chamar a atenção de forma tão rastaquera. Se levasse ao pé da letra um dos slogans do seu próprio site, teria feito uma rápida pesquisa nos buscadores da rede e não daria o seu aval a essa mistificação pois chegaria facilmente à origem das matérias originais.

Raul Jungmann - ovos tartarugas rio Solimões

Como esta do jornal Al Dia, com uma profusão de fotos da praia de Ostional, onde se dá a desova das tartarugas marinhas.

Mesmo que o deputado tivesse dificuldades de compreensão do espanhol – e imagino que, de fato, as tenha -, como opção ainda haveria a possibilidade de leitura da Verdade sobre o massacre de tartarugas na Costa Rica, deste próprio blog e em bom português.

Supondo ainda tratar-se de um apedeuta nessas modernidades cibernéticas, daqueles que, quando muito, só conseguem ligar o computador, bastava que desse atenção ao alerta da sua própria leitora Vanessa.

Mas, para isto, teria de ser um pouquinho mais humilde – ou menos arrogante, como se queira. O que, definitivamente, não parece ser a principal virtude do ex-ministro.

Raul Jungmann - desmentido por internauta

Não só sacos contêm inscrições em espanhol, como também os links de acesso às imagens que aparecem nos textos alternativos durante o carregamento da página, como ocorre com o exemplo abaixo e num sem-número de outros blogs.

Acontece que no site do deputado, o recado parece ter provocado uma última atualização da matéria para a retificação dos nomes das fotos, na data e hora da postagem do comentário. Mas o conteúdo do texto – com as informações mentirosas – foi mantido inalterado.

Se ao invés de tentar tirar proveito político do hoax, o deputado oposicionista tivesse agido com a retidão que se esperaria dele, no mínimo teria contribuído para diminuir a circulação de e-mails falsos e a contaminação da blogosfera com tantas bobagens como esta.

Raul Jungmann - mentiras na Internet

Mas Raul Jungmann é sinônimo de holofotes e mídia, a qualquer custo. Nem que seja ao lado de figuras como Gabeira, Itagiba, Virgílio, Agripino, Tasso, Álvaro, Demóstenes, Heráclito e outros parlamentares com tal nível de confiabilidade.

Foi ele quem espalhou a boataria sobre um suposto confisco da poupança, que nunca se realizou. De concreto mesmo, apenas muitas denúncias de embolso irregular de grana preta, como os R$ 33 milhões do Incra.

Para ele, deve ser apenas um detalhe provocar marolas no Solimões, com a ajuda de internautas irresponsáveis, pelo menos até o ponto em que se junta mansa e lindamente ao Rio Negro, em Manaus, para formar o grandioso Amazonas.

Para concluir, o que Raul Jungmann chama de forma pouco ortodoxa de "tartarugas de rio", referindo-se a alguma nova espécie do Solimões saída de sua imaginação rasa, na praia de Ostional responde pelos nomes de tortuga lora ou tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea).

Encerro então o capítulo com esta belíssima imagem da desova das tartarugas num dos santuários ecológicos da América Central.

Tartarugas Verde, Oliva e de Couro

ATUALIZAÇÃO EM 04/09/2010:

A assessoria parlamentar do deputado Raul Jungmann, em 03/09/2010, encaminhou e-mail que reproduzo abaixo, seguido do meu comentário.

"Cara Nívia,
realmente, o site de Raul Jungmann errou ao retransmitir a notícia do roubo de ovos de tartaruga nas margens do Rio Solimões. Mas no dia seguinte à divulgação da falsa notícia, nós a retiramos do ar,  consertamos a informação e pedimos desculpas aos nossos leitores.
Obrigado por sua atenção.

Rossini Barreira
Assessor de Comunicação"


Enfim, apenas para manter a cronologia dos fatos:

12 de setembro de 2009 – ocorre a primeira grande arribada anual das tartarugas na praia de Ostional, que é registrada em fotos pelo jornal Al Dia;

13 de setembro de 2009 – o periódico costarriquenho em sua edição online publica a matéria exaltando o Retorno por naturaleza – Las tortugas lora llegan cada año y este sábado dieron un grandioso espectáculo;

Nov/Dez de 2009 – começam a circular os primeiros e-mails acerca um pretenso roubo de ovos de tartarugas na Costa Rica;

24 de janeiro de 2010 – o Blog da Nivia questiona a veracidade dessa informação, que toma corpo na rede, no post Verdade sobre massacre de tartarugas na Costa Rica;

17 de março de 2010 - O deputado Raul Jungmann publica o hoax em seu site, com uma nova acusação: agora são os moradores da margem esquerda do Solimões quem praticam o roubo de ovos de tartarugas de rio para vender. Sob o titulo Agressão ao ecossistema do Rio Solimões o deputado informa estar solicitando ao Ministro do Meio Ambiente explicações sobre o grande desrespeito ao ecossistema na região amazônica;

17 de março de 2010 – no mesmo dia, portanto, a internauta Vanessa coloca um comentário no site do deputado considerando a matéria uma "piada" e chamando a atenção para o "mico" cometido, segundo suas próprias palavras;

Abril de 2010 – O hoax toma a forma de spam com acusações diretas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e conclama: DIVULGUE ESTE ABSURDO…!!!!!!!!!. VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM DE UMA PRAIA PRÓXIMA A UM ASSENTAMENTO DO MST!!!;

26 de abril de 2010 – alertado por visitantes, o Blog da Nivia cobra responsabilidade ao deputado e internautas diante da dimensão da corrente de e-mails a invadir as caixas postais eletrônicas;

27 de abril de 2010 – o Globo Amazônia, do portal G1 (Globo.com), repercute nosso post e confirma todas as informações com matéria intitulada Mensagem com denúncia falsa sobre a Amazônia circula na internet;

06 de maio de 2010 – o portal de Raul Jungmann apaga o post e em seu lugar publica nota desculpando-se por divulgar informações equivocadas;

09 de maio de 2010 – o quadro Detetive Virtual no Fantástico, da TV Globo, apresenta reportagem sobre o assunto e disponibiliza seu conteúdo no portal do programa sob o título E-mail com fotos de roubo de ovos de tartarugas é falso;

Repare que a postagem no site do deputado Raul Jungmann foi corrigida na quinta-feira, dia 6, que antecedeu à veiculação da matéria no programa da TV Globo, no domingo, dia 9. Ou seja, após ser mantida no ar durante quase dois meses — ou 50 dias, para ser mais exata.

Daí em diante, mesmo com todos os esclarecimentos, o estrago já estava feito porque a praga virtual tomou proporções até agora incontroláveis, apesar do esforço de um grande número de internautas interessados em restabelecer a verdade factual. Como neste momento está ocorrendo novo período de desova na Costa Rica, vamos observar como irão se comportar os internautas diante do evento.

Leia também:

RAUL JUNGMANN ADMITE QUE PUBLICOU HOAX SOBRE TARTARUGAS

A VERDADE SOBRE SUPOSTO MASSACRE DAS TARTARUGAS NA COSTA RICA

BURRICE E MÁ-FÉ NO E-MAIL SOBRE O ROUBO DOS OVOS DE TARTARUGAS

POLÍTICO ESPALHA MENTIRA NA NET E VIRA MOTIVO DE PIADA

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz