Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.9.10

Sul 21 » PT vai ao Supremo contra exigência de dois documentos para votar

Jorge Seadi

O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou no Supremo Tribunal Federal com ação contra a lei que exige o título de eleitor e mais um documento com foto para que o eleitor possa votar no dia 3 de outubro.

O partido teme que a exigência aumente a abstenção na próxima eleição. Até a eleição passada era exigido um único documento do eleitor, o título eleitoral ou um documento com foto. A partir de agora, para votar, o eleitor terá obrigatoriamente que apresentar o título de eleitor e um documento com foto que pode ser a carteira de identidade, a carteira de motorista ou um documento funcional.

Na próxima quinta-feira (30/09) termina o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral prorrogou o prazo por mais uma semana a pedido do corregedor Aldir Passarinho Jr. Apesar da prorrogação, só poderá solicitar a segunda via aqueles eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio.
Os cartórios não cobram taxa para a emissão da segunda via, e o título fica pronto na hora.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, o primeiro domingo do mês. Se houver segundo turno para as majoritárias, será realizada no último domingo de outubro, dia 31.

Segundo a Justiça Eleitoral, o Brasil tem 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para os brasileiros entre 18 e 70 anos. Para os analfabetos o voto é facultativo.

http://sul21.com.br/jornal/2010/09/pt-vai-ao-supremo-contra-exigencia-de-dois-documentos-para-votar/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz