Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.9.10

Golpismo da imprensa vira personagem da eleição — Rede Brasil Atual

Por: Revista do Brasil/Rede Brasil Atual

Publicado em 21/09/2010

Golpismo da imprensa vira personagem da eleição

Manifestação em frente à prefeitura de SP, em 2006 (Foto: Gerardo Lazzari)

São Paulo - A mídia entrou na pauta das eleições. Por todos os lados. Começou quando o Jornal Nacional tratou, vamos dizer assim, com "deselegância" a candidata Dilma Rousseff (PT) na série de entrevistas com os presidenciáveis. Um dia depois, Lula, em comício, protestou ao entregar uma rosa à petista. Ainda em agosto, José Serra (PSDB) acusou a existência de "blogs sujos", financiados pelo PT e pela TV Brasil de divulgar notícias falsas sobre ele.

Agora, depois de ver o debate de propostas deixado de lado para disparar uma metralhadora de denuncismo com o objetivo de alvejar a candidatura Dilma, a imprensa deixou de ser meio para se tornar o fim, a pauta. Nesta segunda (20), a reação foi rápida. Após uma reportagem da Folha de S.Paulo, a candidata classificou a matéria como "má-fé" e acusou o jornal de ser parcial.

O próprio Lula, dois dias antes em um comício em Campinas-SP, disse que há publicações agindo como partidos políticos.

Ofendida, a velha mídia partiu para o ataque. O candidato José Serra (PSDB) também. Nesta terça-feira (21), disse que "isso é uma coisa fascista. Eles querem a liberdade para a turma deles. Para ter liberdade tem de ser cupincha". Serra se refere ao protesto programado para esta quinta-feira (23), organizado por blogueiros de esquerda indignados com a conduta da mídia.

O ato reunirá centrais sindicais, movimentos populares, blogueiros e membros de partidos políticos "em defesa da democracia e contra o golpista midiático". O evento ocorre em São Paulo, no Sindicato dos Jornalistas.

No mesmo dia 23, no Clube Militar do Rio de Janeiro, os jornalistas Merval Pereira (O Globo), Reinaldo Azevedo (Veja) e Rodolfo Moura (Abert), será as estrelas de um painel entitulado "A Democracia Ameaçada: Restrições à Liberdade de Expressão".

PSDB/PFL tentaram calar Revista do Brasil

O presidente da CUT, Artur Henrique, em seu blog, fala sobre o apoio ao ato no Sindicato dos Jornalistas, organizado pelo  Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Mas também lembra o lançamento da Revista do Brasil, em 2006. À época, PSDB e DEM (então chamado de PFL) foram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo o recolhimento de todos os exemplares. Abaixo, o registro de uma manifestação contra essa tentativa de cerceamento da liberdade de expressão, publicado na edição número 2 da Revista:

"Eles podem tudo. Mas querem calar os trabalhadores."

Empunhando cartazes com esses dizeres ironizando o pode-tudo da "grande imprensa", centenas de manifestantes protestaram no dia 9 de agosto contra o veto à edição nº 1 da Revista do Brasil, imposto pelo TSE a pedido da coligação PSDB-PFL. O ato foi realizado em frente à prefeitura paulistana por representantes de sindicatos e movimentos sociais.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Audálio Dantas, disse que toda censura é condenável: "As publicações da grande mídia não sofrem censura porque a Constituição garante que não haja essa prática. Então por que uma revista como esta, justamente um veículo dos trabalhadores, é censurada?"

Salvo honrosas exceções – como a revista CartaCapital, em sua edição de 23 de agosto (2006), o Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), a Carta Maior, que destacaram a crítica à censura –, a mídia, no geral, silenciou."

http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/blog-na-rede/apos-blogs-sujos-vem-ai-os-cupinhas

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz