Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.7.10

Folha inventa cancelamento de atividade de Dilma em Porto Alegre

Mal começou a campanha eleitoral e a grande mídia já mostra suas garras na distorção dos fatos. A presidenciável Dilma Rousseff deu a largada à sua campanha nesta terça-feira (6) com uma grande e animada caminhada em Porto Alegre. Mas o leitor da Folha Online que lesse apenas o título da matéria publicada pela jonalista Daniela Lima, com chamada de destaque na página principal do portal, teria a impressão de que o primeiro ato da campanha de Dilma foi um fracasso.

Detalhe da matéria da Folha Online sobre a atividade de campanha de Dilma em Porto Alegre

 
Com as palavras "Tumulto faz Dilma cancelar primeiro evento de campanha em Porto Alegre", a Folha Online tenta passar ao leitor a impressão de que a primeira atividade de campanha da candidata petista não aconteceu.

A versão é tão fora da realidade que deixa no ar a suspeita de que a jornalista da Folha acompanhava outro evento e não aquele em que cinco mil pessoas lotaram a Esquina Democrática em Porto Alegre e de lá saíram em caminhada com a candidata.

Os militantes dos partidos que apoiam Dilma presidente e Tarso Genro governador gritaram, cantaram e festejaram com alegria e empolgação. Não houve tumulto, muito menos cancelamento da atividade. Jornalistas e fotógrafos é que em alguns momentos promoveram empurrões para registrar a passeata inaugural.

A única parte da agenda em Porto Alegre da qual a ministra abdicou foi almoçar no Mercado Público, mas mesmo assim ela esteve no local, onde foi recebida com entusiasmo pelos comerciantes locais e pelos porto-alegrenses. Desistiu do almoço no mercado pois o local estava muito lotado e foi almoçar com a filha, que mora na capital gaúcha.

Dilma convocou a militância a se engajar na campanha, prestigiando os eventos de rua. Essa é a aposta do partido para a candidatura avançar ainda mais nas pesquisas enquanto o horário eleitoral na TV e no rádio não começa --o início está marcado para o dia 17 de agosto. "Hoje começa uma fase nova, com o início da campanha oficial. Vamos fazer uma caminhada no centro de Porto Alegre, e amanhã em São Paulo", disse Dilma aos participantes do evento.

Antes de receber o carinho dos eleitores nas ruas do centro de Porto Alegre, Dilma Rousseff recebeu a Medalha Mérito Farroupilha, a maior homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No discurso, rendeu homenagem ao ex-governador Leonel Brizola e lembrou o início de sua vida política no estado.

"Eu era uma militante jovem quando cheguei ao Rio Grande do Sul, terra de gente altiva e generosa. Aqui me foi dada a oportunidade de começar outra vez. Vou ser sempre grata ao Rio Grande do Sul, ao povo que me adotou e que me fez gaucha de coração", disse Dilma, após ser homenageada.

Líderes políticos de partidos aliados marcaram presença no palco ao lado de Dilma, entre eles o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), o presidente do PT-RS, Raul Pont, o ex-governador Alceu Collares (PDT).

Apoio de Alceu Collares a Tarso

O principal fato político da atividade da petista também foi solenemente ignorado na matéria da Folha Online: o apoio declarado do ex-governador pedetista Alceu Collares ao candidato do PT, Tarso Genro. A declaração de Collares fragiliza o PDT local que, nestas eleições, caminha junto com o ex-prefeito José Fogaça (PMDB), que dias atrás defendeu a "coragem" de não apoiar nenhuma candidatura à presidente.

A esperança tucana de contar com o apoio velado de Fogaça impediu que as declarações de Collares tivessem eco nos espaços da mídia.

Este vai ser o modus operandi da grande mídia nesta campanha. Não existirão qualidades em Dilma, nem defeitos em Serra. E este foi apenas o primeiro dia.

Gustavo Alves
Colaborou: Cláudio Gonzalez

Veja abaixo fotos da atividade de Dilma em Porto Alegre










http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/07/folha-inventa-cancelamento-de-atividade.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz