Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.7.10

Escola Caldas Júnior recebe 500 laptops para aulas

Na semana que vem, os alunos da escola Municipal Caldas Júnior voltarão ansiosos às aulas do segundo semestre. A escola foi selecionada para fazer parte do projeto UCA, Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação, e recebeu 500 laptops para serem utilizados em sala de aula.

Assim que as aulas começarem, os professores da escola passarão por um período de formação, para aprender a manusear os laptops e para preparar os planos de aula que englobem a nova ferramenta de ensino.

"É um projeto-piloto, com 300 municípios do Brasil. Caxias foi selecionada pelo Ministério, a partir de um sorteio, entre sete escolas do município que se encaixavam nos critérios do MEC. Faz três anos que estamos esperando. Os alunos estão bem ansiosos", diz Sintian Schmidt, coordenadora do UCA em Caxias.

Os computadores, salienta Sintian, não têm valor comercial, pois são laptops educacionais, ligados ao servidor que será instalado na escola. E, até que as aulas iniciem, o projeto está em fase de implantação. Está sendo montada a estrutura elétrica que suporte os computadores, a instalação da internet, além da segurança da escola.

"Cada aluno terá seu laptop como mais um recurso para as aulas. Eles vão continuar tendo caderno, ainda vão brincar, vão correr. Terão tudo. Os laptops serão um adicional", ressalta a coordenadora do UCA.

A escola Municipal Caldas Júnior têm 480 alunos, e todos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, usarão os laptops.

Publicado às 11h30 de 28 de julho de 2010.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz