Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.7.10

Cinco cursos devem ser oferecidos na escola técnica federal

por ROBIN SITENESKI |

O sonho caxiense de ter uma escola federal pode estar próximo de ser realizado. De acordo com a diretora do campus de Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Gisele Ribeiro de Souza, liberados os recursos pelo Ministério do Planejamento e autorizado pelo Ministério da Educação, o IFSul poderá abrir as portas no próximo semestre. Cinco cursos estão programados para receber alunos na primeira fase da instalação do instituto, se os recursos necessários forem aprovados. São eles: curso Subsequente de Plástico, as graduações de Técnico em Processos Metalúrgicos, Licenciatura em Matemática, Curso de Formação de Professores e o curso Técnico em Administração, direcionado a alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Devem ser contratados 19 professores para implantação das formações. Um concurso foi realizado para ocupar as vagas, no entanto, outro será necessário pois o primeiro não teve o número de profissionais necessários aprovados. Além deles, 3 técnicos administrativos já estão trabalhando na implantação do institutos e outros 6 serão contratados para atender a demanda do campus, já aprovados em concurso.

Entre as novidades, o Curso de Formação de professores é destaque. Ele é dirigido a profissionais graduados em cursos superiores que não são licenciaturas mas que gostariam de lecionar. Também poderá suprir a demanda por qualificação de professores que não têm curso de licenciatura. A duração é de 2 anos, além do estágio, e as aulas acontecerão uma vez por semana, durante dois turnos.

O curso Técnico em Processos metalúrgicos terá duração de 4 anos e deverá acontecer no turno da noite. O subsequente em Plásticos poderá ser concluído em 2 anos e é dirigido a pessoas que têm ensino médio completo. Já o direcionado a alunos do Proeja terá duração de 3 anos e abertura semestral de vagas.

Cada curso, de acordo com Gisele Ribeiro de Souza, deverá ter 30 vagas abertas na primeira fase.

"O número de vagas depende do ajustamento que fizemos ao prédio alugado. Com o remanejamento, cada sala poderá receber 30 alunos. Acreditamos que as liberações para a abertura do instituto devam sair em breve", explica.

Publicado às 8h de 12 de maio de 2010.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz