Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.10.09

UCS anuncia corte de árvores (Ciro Fabres, Caxias do Sul) | Ciro Fabres

Quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UCS anuncia corte de árvores

Cartazes anuncia cortes de araucárias ao lado do Quiosque de InformaçõesFoto: Tatiana Cavagnolli

Tatiana Cavagnolli

A UCS também vai cortar árvores. E encontrou uma forma peculiar de comunicar. Fixou cartazes nas árvores condenadas, que serão abatidas, segundo a universidade, porque apresentam risco de queda. Os pinheiros da foto acima já foram desbastados em suas copas, restam apenas os troncos, e ficam praticamente na fachada da Cidade Universitária, ao lado do Quiosque de Informações.

Segundo o cartaz, os cortes estão devidamente autorizados pela Semma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. E, "para cada árvore retirada, serão plantadas 8 mudas". É de se observar ainda que o cartaz informa que "as árvores numeradas" serão retiradas. O número da árvore da foto acima é 29.

Finaliza o pequeno texto uma mensagem tranquilizadora: "A UCS-ISAM (Instituto de Saneamento Ambiental) trabalhando pela qualidade ambiental." Ainda bem.

Em uma rápida apreciação do motivo alegado pela UCS para os cortes, cabe a questão: não seria possível recuperar as árvores? Não é de se tentar até o fim, em vez de sair cortando diante da primeira especulação de que podem oferecer algum risco? Não aqui em Caxias, onde o corte de árvores é uma cultura.

Mas que momento, hein? Quem mais vai cortar árvores em Caxias? A Festa da Uva derrubou eucaliptos, o Jardim Botânico abateu pinus em uma área aproximada de dois campos de futebol, agora a UCS anuncia mais cortes. E os motivos são de todo o tipo. Impressiona a intensidade, o ritmo, a desenvoltura, o desembaraço dos cortes. E a cidade vai ficando mais devastada, menos verde, mais pelada, mais feia. Mais triste.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=240240&blog=427&coldir=1&topo=4269.dwt

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz