Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.10.09

Petistas são agraciados com o Mérito Farroupilha nos 20 anos da Constituição do RS

 

SESSÃO SOLENE

Por: Stella Máris Valenzuela - MTB 4983 / PT – clique na imagem para baixar em alta resolução
Data: 07/10/2009  Hora: 17:29

Foto: Marco Couto / Ag AL

 

 

 

 

 

Para comemorar os 20 anos da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, a Assembléia Legislativa promoveu uma sessão solene, na tarde desta quarta-feira (7), e concedeu aos deputados que elaboraram a Carta Magna a medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção conferida pelo Parlamento gaúcho. Dos constituintes, o deputado Raul Pont (PT) é o único com mandato na atual legislatura.

Ao manifestar-se na tribuna, ele recordou que o voto contrário do PT à Carta não se constituiu numa afronta às demais bancadas e ao povo gaúcho. "Assinamos o texto, juramos cumpri-lo e respeitá-lo como decorrência direta da participação do processo", frisou, ao salientar que, à época, a manifestação dos petistas teve o simbolismo da rejeição a um processo ilegítimo em sua origem. Adão Pretto, Selvino Heck e José Fortunati também foram representantes do PT no processo constituinte.

Adão Pretto não viveu para acompanhar a cerimônia comemorativa às duas décadas da Constituição Estadual. Ele morreu no dia 5 de fevereiro deste ano, deixando além dos nove filhos, nove netos e um bisneto, uma reconhecida trajetória de luta em defesa da reforma agrária e dos trabalhadores do campo e da cidade. Coube a seu filho, Edegar Pretto, receber, em seu nome, a medalha do Mérito Farroupilha. "O meu pai foi o primeiro agricultor que deixou a roça e assumiu uma cadeira na Assembléia. O grande legado que ele deixou foi o de ter quebrado o preconceito de que esses espaços não podem ser ocupados por pobres e por pessoas sem estudo. Diziam que um pobre que ocupa lugar importante passa para o outro lado. Meu pai desempenhou seus mandatos com competência e manteve-se fiel as suas origens. Prova disso foi o reconhecimento através do Prêmio Springer, concedido em 1987, em conseqüência do projeto do seguro agrícola, que virou lei à época do governo Olívio Dutra", frisou Edgar Pretto.

Já o ex-deputado Selvino Heck é, atualmente, assessor especial da presidência da República.  Para ele, a elaboração da Constituição Estadual gaúcha foi um importante momento histórico da política do Rio Grande. "A bancada do PT teve uma forte atuação. Os artigos que tratam da participação popular e da democrática tiveram o nosso empenho, portanto, trata-se de uma homenagem importante, justa e que nos deixa honrados", assinalou.

Renan Kurtz e Éden Pedroso, constituintes pelo PDT, hoje são petistas e  José Fortunati não está mais no PT.

 

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz