Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.10.09

BOLETIM EXTRA - Programação de 11 a 17 de outubro de 2009

 

Destaques de programas e filmes

 

Semana da Criança na TV Brasil

Para comemorar o Dia das Crianças, a TV Brasil reservou uma semana inteira de diversão para a garotada. De 12 a 16 de outubro, na faixa das 8h45 às 12h, a emissora vai exibir atrações infantis inéditas, além dos programas da grade como Cocoricó, Angelina, Thomas, Um Menino Muito Maluquinho, A Turma do Pererê, Poko, Os Pezinhos Mágicos de Franny, Castelo Rá Tim Bum e Janela Janelinha, que serão transmitidos sem intervalos comerciais. Entre os inéditos estão Pinguinics, O quarto de Jobi e As Histórias do Mundo das Crianças.

Pinguinics é uma série de animações brasileiras, sem áudio e com apenas um minuto de duração. Mesmo sendo mudo, o desenho diverte adultos e crianças.

O quarto de Jobi é uma produção 100% nacional que conta a história de um bagunceiro e criativo garoto de nove anos. Quando longe das pessoas, Jobi transforma seu quarto num verdadeiro laboratório de inusitadas experiências.

As Histórias do Mundo das Crianças traz os clássicos da literatura infantil adaptados para a TV. Serão exibidos: O leão e o rato, que ensina como os menores amigos podem ser grandes nas dificuldades; A casa que João construiu, uma história onde o menino João constrói uma casa que tem um queijo dentro; Porque o sol e a lua vivem no céu?, uma aventura que reproduz como seria se o sol e a lua vivessem na Terra; Os 3 carneirinhos, o desafio de três carneiros que precisam atravessar um rio e enfrentar inimigos para conseguir comida; e O menino e a baleia, que mostra como o menino Yukio planeja proteger uma baleia que está em perigo.

Livre


 

Expedições
Agricultura Familiar no Expedições da TV Brasil

A agricultura familiar, uma atividade econômica expressiva para a produção e comercialização de alimentos no Brasil, é o tema do programa Expedições de terça-feira (13), às 20h. Esse tipo de agricultura cresceu tanto que se transformou em fonte de renda de milhões de famílias que moram em pequenas propriedades e vivem da produção e comercialização dos alimentos plantados em sua própria terra. E os números não mentem: mais de 70% da produção dos alimentos consumidos diariamente na mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar.

A apresentadora Paula Saldanha faz um retrato dessa atividade e mostra como vivem esses agricultores e quais os métodos utilizados por eles nas lavouras. Ela acompanha a vida das famílias que se dedicam integralmente às suas lavouras e têm na agricultura familiar sua fonte de subsistência. Na tentativa de se adaptarem ao meio ambiente e ao mercado, esses agricultores enfrentam, às vezes, muitas dificuldades. O programa vai destacar que, a despeito dos problemas, os produtores rurais mantêm a força de vontade e a esperança de transformar o Brasil em uma das agriculturas mais ricas e diversificadas do mundo.

O Expedições aborda ainda as raízes culturais, históricas e as riquezas regionais dessa atividade agrícola. Utilizando métodos tradicionais de cultivo e contando com a força de trabalho manual, a agricultura familiar foi influenciada pelas culturas indígena, africana e européia. Cada um desses povos contribuiu para implementar as técnicas de cultivo que são utilizadas nas lavouras de subsistência em todo o país.

Apresentação Paula Saldanha.
Produção RW Cine.
Apoio cultural Petrobras.
Sábados, 14h; domingos, 16h30.

Livre


Outros destaques

 

DOMINGO, 11 DE OUTUBRO

 

ABZ do Ziraldo – 12h

Uma das atrações da emissora destinada ao público infantil é o ABZ do Ziraldo que, neste domingo, traz o grupo teatral Improlândia, formado por atores que utilizam a técnica de improvisação em seus espetáculos. As crianças participam e contribuem para a montagem da peça,dando sugestões de temas que serão aproveitados na apresentação. No ABZ do Ziraldo, os improvisadores Patrícia Pinho, Ana Ribeiro, Eber Inácio, Fabio Nunes, Talita Werneck, Diego Becker e Luizinho Lima mostram suas performances e convidam a plateia para brincar junto com eles.

Outra atração é a professora de música Lyns Araújo. Além da formação em música, Lyns também é conhecida como Palhaça Felícia. Ela fez diversas oficinas de clown em países como Inglaterra, Chile, França, Espanha, Argentina e EUA. Também ministra oficinas e faz apresentações em empresas, festivais e prefeituras.

Ziraldo também conversa com a escritora de livros infantis Rosa Amanda Strausz. Sua literatura é voltada para temas não habitualmente tratados no universo das crianças como as novas configurações familiares, as relações sociais entre classes e a violência urbana. Uma de suas obras, Uólace e João Victor, foi adaptada para a TV dentro da série Cidade dos Homens, dirigida por Fernando Meirelles.

Apresentação Ziraldo.
Direção Dermeval Netto.
Produção FBL Criação e Produção.
Tema Musical Zé Zuca.
Domingo, 12h; Sexta-feira, às 13h45.

Livre


 

Stadium – 15h

O Stadium desta semana bate um papo com a dupla Juliana e Larissa, tetracampeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A vitória veio por antecipação, ainda na etapa de Barcelona, realizada em setembro. Apesar de já terem o título garantido, mesmo com o quinto lugar, a dupla não se satisfez e conquistou o ouro; o oitavo deste ano, nas 14 etapas disputadas. Uma marca inédita na história do Circuito Mundial. Durante a entrevista, Juliana fala sobre a lesão que a tirou das Olimpíadas de Pequim, em 2008. A dupla também comenta o sucesso, as conquistas e os planos para os jogos de Londres, em 2012.

O programa mostra também que as belas montanhas de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, podem servir de palco para os esportes radicais. A equipe acompanha os praticantes do moutain board, esporte que mistura o skate com velozes descidas em trilhas e barrancos.

Para finalizar, a série Esportes Olímpicos exibe uma modalidade de luta pouco conhecida no Brasil: a Luta Olímpica. O programa investiga quais medidas podem ser tomadas para incentivar a prática deste esporte e preparar competidores para as Olimpíadas de 2016.

Apresentação Rosana Mattos e Naná Nascimento.
Editor-chefe Arnaldo Mexas.
Apoio cultural Caixa Econômica Federal.


 

Comentário Geral – 19h30
O Dia da Criança é tema do Comentário Geral

Não é apenas a programação infantil da TV Brasil que será reforçada durante as comemorações do Dia da Criança. O Comentário Geral também vai reservar espaço especial para a garotada, abordando vários aspectos. As "Chicas" (Amora Pêra, Isadora Medella, Fernanda Gonzaga e Paula Leal)falam sobre o show infantil, Barulhinho. O colunista de tecnologia Carlos Alberto Teixeira aborda a intimidade das crianças com o computador. E o psicólogo Içami Tiba, autor do livro "Quem ama Educa", comenta sobre limites, como dizer não e outros temas ligados à educação infantil.

A violência com crianças é outro enfoque e, para falar sobre isso, foi convidado o pediatra Lauro Monteiro. Ele vai explicar como a palmada pode ser substituída e o que fazer quando crianças são maltratadas pelos próprios pais.

O cantor, compositor e radialista Zé Zuca destaca o programa Rádio Maluca, que tem as crianças como como público-alvo. E como ajudar uma criança com problemas? A resposta ficará a cargo da diretora da Actionaid, Flávia Tenembaum, que vai comentar sobre o trabalho da entidade que, há 35 anos, atua com comunidades excluídas ao redor do do mundo. Ela explica o que é o "apadrinhamento", que já beneficiou , no Brasil, cerca de 300 mil pessoas.

Sexo ainda é tabu para os pais? Como agir quando as crianças começam a despertar para a sexualidade? Essas questões serão o tema da entrevista com o psicanalista Alberto Goldin.Betina Rugna, do Instituto Maurício de Souza, explica o envolvimento da Turma da Mônica. Outro convidado do programa é o advogado Paulo Lins, que vai tratar da questão da guarda da criança numa separação.

A literatura infantil terá espaço garantido no Comentário Geral, apesar dos atuais apelos audiovisuais. O escritor Délcio Teobaldo fala sobre o livro Machado de Assis para Crianças; e a atriz e diretora Karen Acioly explica como é contar uma história através de uma montagem cênica.

Apresentação Fernanda Dedavid.
Direção Lilian Mary Vidal.
Domingos, às 19h30; quartas, às 20h.

Não recomendado para menores de 16.


 

Conexão Roberto D´Avila – 20h
Andréa Beltrão

No programa deste domingo, Roberto D'Avila entrevista a atriz Andréa Beltrão. No bate-papo, a atriz comenta seu trabalho no filme Salve Geral, do diretor Sérgio Rezende, que vai representar o Brasil na disputa do Oscar de 2010, além de seu papel no seriado A Grande Família.

A carioca iniciou sua formação profissional no teatro Tablado, em meados dos anos 70. Em 1981, Andréa fez a novela Ciranda de Pedra, que marcou sua estreia na TV Globo. Mas o sucesso veio anos depois, em 1985, com o papel da jornalista Zelda Scott, na série que marcou a juventude dos anos 80: Armação Ilimitada.

Já em 2008, ela recebeu pela segunda vez o Prêmio Shell de melhor atriz de teatro pela peça As Centenárias. Com mais de 30 anos de carreira, Andréa já participou de 22 filmes, 12 peças de teatro e mais de 30 novelas, seriados e casos especiais na televisão.

Produção Intervídeo.
Apoio cultural Petrobras.
Domingo, 20h.


 

Programa de Cinema – 01h15
Celeste e Estrela

Paulo Estrela é um crítico de cinema que aguarda no aeroporto a chegada de sua amada. Durante a longa espera por Celeste, Estrela conta à recepcionista Salete como ele conheceu sua grande paixão. Celeste é uma cineasta principiante que conheceu Paulo em cursos e festivais de cinema. Bastante premiada por seus filmes de curta-metragem, ela planeja fazer sua estreia como diretora de um longa: Amores impossíveis. Para isso, contará com a ajuda do crítico de cinema para captar recursos e produzir seu tão desejado filme.

Comédia Romântica.De Betse de Paula. 2005.96 Min. Com Dira Paes, Ana Paulo Arósio, Fábio Nassar e outros.

Não recomendado para menores 12 de anos.


 

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

 

De Lá pra Cá - 22h
Anita Garibaldi

O programa desta semana traz a história de Ana Maria de Jesus Ribeiro, Anita Garibaldi. Anita deixou seu marido, um sapateiro, para participar da Revolução Farroupilha onde conheceu Giuseppe Garibaldi. Foram dez anos de aventuras ao seu lado: batalhas, fugas, cavalgadas e tiroteios por terra, mares e rios. Tudo isso entre dois continentes, três países e muitas cidades. O marido, Giuseppe Garibaldi, foi um guerreiro em tempo integral e dono de um caráter romântico. Anita morreu aos 28 anos, em Mandriole, na Itália.

Para comentar sobre a vida desta personagem, considerada uma das maiores heroínas brasileiras, o De Lá pra Cá vai entrevistar Paulo Markun, presidente da TV Cultura, que escreveu um livro sobre a vida de Anita. Outros convidados são a historiadora Schuma Schumacher , José Custódio, autor de uma história em quadrinhos sobre Anita Garibaldi; e Antônio Carlos Marega, historiador da cidade de Laguna (SC), terra natal de Anita.

Apresentação Ancelmo Gois e Vera Barroso.
Produção executiva Tathiana Targine.
Roteiro Marcio Parente.
Direção Carolina Sá.
Direção geral José Araripe Jr.
Domingo, 18h.

Livre


 

quarta-FEIRA, 14 DE OUTUBRO

 

A TV que se faz no mundo – 20h30
Venezuela

O programa desta quarta mostra os destaques das emissoras de televisão na Venezuela. O presidente venezuelano Hugo Chávez apresenta todos os domingos seu programa ao vivo, no canal público VTV. O Alô Presidente dura mais de sete horas, uma verdadeira maratona televisiva. Chávez usa o espaço para dialogar com os venezuelanos, contar piadas, cantar, conversar com artistas e interpelar ministros. No dia seguinte, os canais privados exibem programas como Alô Cidadão, que criticam as intenções do presidente da República.

O episódio mostra como a televisão na Venezuela é utilizada para fins políticos. De um lado, o canal público expõe as visões de Hugo Chavéz. De outro, os canais comerciais que pertencem a grandes grupos industriais adversários do presidente. Uma das maiores atrações das emissoras privadas é o concurso de Miss Venezuela. Muitas misses viram apresentadoras desses canais. Outro alicerce da televisão privada venezuelana é a telenovela, que bate recordes de audiência.

Documentário. De Vladimir Donn. 2005-2009. 26 min. Produção Point du Jour - Vladimir Donn & Luc Martin-Gousset. França.

Não recomendado para menores de 12 anos


 

Sinfonia Fina - 00h
Aquarelas das valquírias e Ary Barroso

O programa desta quarta (14) fala sobre a vida e as obras do mineiro Ary Barroso e do alemão Richard Wagner. Considerado um dos dez maiores compositores da música popular brasileira, Ary Evangelista Barroso é dono de inúmeros sucessos. Um dos mais conhecidos, Aquarela do Brasil, chegou a ser cotado para ser o Hino Nacional devido à popularidade no exterior. Aclamado dentro e fora do Brasil, Ary foi o primeiro compositor brasileiro a ser nosso porta-bandeira no exterior.

Já Richard Wagner é conhecido pela sua obra mais marcante, As Valquírias. Ele é considerado um dos expoentes do gênero romântico e um dos mais influentes compositores de música erudita. Além disso, foi responsável por inúmeras inovações para a música, tanto em termos de composição como de orquestração.

E na literatura, Wagner escreveu a obra Tristão e Isolda.

Além de talentosos e respeitáveis compositores, Ary e Wagner têm mais coisas em comum. Ambos acumularam inúmeras profissões ao longo de suas vidas, muitas delas fora do mundo da música. Ary Barroso, por exemplo, foi vereador, locutor, humorista e ator. Já Wagner foi ativista político, ensaísta, poeta e escritor. Eles também ficaram órfãos muito cedo e escreveram obras com forte cunho nacionalista. O mineiro defendeu a imagem do Brasil no exterior e suas belezas naturais, enquanto Wagner expressou seu patriotismo alemão em suas composições. Outra coincidência é que muitas trilhas sonoras hollywoodianas foram feitas por esses dois gênios da música.

No Sinfonia Fina, Aquarela das Valquírias é apresentado por grupos do Conservatório de Tatuí. A obra de Richard Wagner, Abertura dos Mestre Cantores de Nuremberg, é apresentado pela Orquestra Sinfônica Paulista. Já a Big Band Sam Jazz toca os sucessos É Luxo Só e Isso Aqui o que é, de Ary Barroso. O programa traz também entrevistas com o saxofonista Cezar Veagnolli e com o trompista Joaquim das Dores.

Apresentação Anelis Assunção
Direção Guga de Oliveira
Supervisão Musical Antonio Carlos Neves Campos
Quarta-feira, às 00h
Sexta-feira, às 23h30


 

quinta-FEIRA, 15 DE OUTUBRO

Papo de Mãe - 17h30
Adoção é o tema de Papo de Mãe

O programa Papo de Mãe desta semana vai abordar um tema delicado e polêmico: a adoção. As jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza prometem muita emoção, com a apresentação de entrevistas de especialistas, de adotantes e de filhos adotivos. A adoção de menores é autorizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição brasileira estabelece igualdade de direitos do filho adotado com o filho de sangue. Para quem deseja adotar uma criança, o programa vai dar dicas e informações importantes.

Estarão no estúdio, a geneticista Fernanda Jehee, que tem três filhos adotivos: Lara, Denis e Natália; Maria Esther Pacheco Soub, de 46 anos, mãe de dois filhos adotivos: Willian, de 23 anos, e Luis Fernando, de 4 anos; e Ângela Lima, socióloga e mãe solteira de um filho adotivo. O especialista entrevistado é o desembargador Fermino Magnani Filho, que já foi juiz de uma vara da infância e juventude. A reportagem da semana é com o advogado Eli Alves da Silva, presidente da Comissão Especial de Direitos à Adoção da OAB/SP.

Apresentação, criação e roteiro Mariana Kotscho e Roberta Manreza
Direção Vando Mantovani
Reportagens Rosângela Santos, Davi de Almeida e Pedrinho Tonelada
Produção Rentalcam
Realização TV Brasil
Quintas, 17h30; Domingos, 13h30; Segundas, 12h30; e Terças, 17h30.


 

Cultura Ponto a Ponto - 20h
Uma orquestra de crianças é o tema do Cultura Ponto a Ponto

O programa Cultura Ponto a Ponto desta semana vai abordar o Cultura Pau e Lata, um ponto de cultura do Rio Grande do Norte, que atua em nove núcleos diferentes em Natal e no interior do estado. Tudo começou em 1996, quando surgiu a idéia de formar uma orquestra de crianças que se encarregariam de fabricar seus próprios instrumentos.

Esse movimento foi, portanto, desse ponto. Pelo projeto, os jovens que se destacam nos núcleos são convidados para tocar no grupo principal, que embala muitos blocos de carnaval da cidade. A equipe do programa Cultura Ponto a Ponto, uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Cultura (MINC), visitou dois desses núcleos de trabalho e acompanhou um pré-carnaval que terminou no tradicional banho de lama.

O programa desta semana vai também à capital gaucha, onde Iara, fundadora do Ponto de Cultura Bloco Afro Odomodê, trabalha com a valorização da cultura negra desde 1974. Alí, em Porto Alegre, são realizadas as oficinas para jovens adultos e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse ponto tem ainda um grupo de percussão e dança afro bastante conhecido, que promove semanalmente um concorrido samba na cidade. 

Direção João Vargas
Coordenação de Produção Flávia Maggioli
Produção José Sérgio Pereira
Parceria TV Brasil e Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC.
Quintas, 20h; Domingos, 14h30.

Livre


 

DOCTV IV – 23h
Garimpo do Bom Presente

Em 1987, em Rondônia, foi descoberto o maior garimpo de cassiterita do mundo, o Garimpo do Bom Futuro. A região, situada a 80 quilômetros do município de Ariquemes, foi então ocupada por milhares de garimpeiros e grandes empresas mineradoras.

Pouco resta do minério que levou riqueza para o local e que hoje passa por uma crise. Além de ter ficado sem alternativas econômicas para a região, a retirada selvagem da cassiterita resultou em uma devastação ambiental e social. O garimpo do Bom Futuro foi fechado no ano de 1991, deixando para trás muitos problemas e poucas soluções.

Em contraponto a essa falta de perspectiva, surge a Escola da Vila, premiada pela UNESCO, que aponta para uma possibilidade de futuro ao levar para lá os filhos dos garimpeiros que permaneceram na cidade.

Documentário. De Alex Badra. 52 minutos. Co-produção Alex Corrêa Badra | Ágil Publicidade e Propaganda | Fundação Iaripuna | ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.


 

SEXTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO

 

Diverso - 17h30
Retrato, o tema do Diverso desta semana

O programa Diverso desta semana vai abordar um dos principais gêneros da fotografia, o retrato. Especialistas discutem o significado histórico e atual desta arte, o poder através da imagem e como a sociedade se relaciona com esse tipo de manifestação.

Outro foco de Diverso será a intervenção da tecnologia digital e de novas outras tecnologias na produção de retratos. Os fotógrafos Eugênio Sávio e Kika Antunes, especialistas em fotos de casamentos, são alguns dos entrevistados do programa.

Editora respons ável e apresentadora  Eduarda Las Casas
Produtores e repórteres Carina Santos e Leandro Lopes
Produção Rede Minas
Sextas, 17h30; Sábados, 18h30


 

Média Nacional – 20h
O Som e o Resto

Jahir é um baterista virtuoso que toca numa banda evangélica. Mas, ao se indispor com o pastor da igreja onde costuma tocar, se vê na rua com seu instrumento. Decide, então, iniciar uma jornada existencial rumo à sua música, buscando seu espaço no mundo.

O Som e o Resto é a primeira ficção de André Lavaquial, que já tinha dirigido dois curtas-metragens. O filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Cannes, dentro da mostra CINEFONDATION. O Som e o Resto recebeu os prêmios de Melhor Curta do Ano segundo o Público, no Cineclube Mate com Angu, em 2008. No mesmo ano, obteve o prémio Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo. E mais: melhor direção no Mostra ABI de Cinema e Melhor Fotografia no Mostra ABI de Cinema, ambos em 2008.

O filme de André Lavaguial cumpriu tambému uma maratona em festivais internacionais: Festival de Cannes 2008; Festival de San Sebastián - Espanha 2007; Festival Internacional de Cinema do Algarve - FICA 2008; Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand 2008; Festival Internacional de Jóvenes Realizadores de Granada 2008; FX - Festival Lisboa 2007; Jecheon International Music & Film Festival - Coréia 2008; CineSul 2007; Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira 2008; e Janela Internacional do Cinema 2008.

No elenco de O Som e o Resto estão Edivaldo, Haroldo Alves de Carvalho, Heberson Monteiro, Henrique Silva Santos, Jahir Soares, Jeferson Ferreira de Oliveira, Leandro Zanardi, Marco Arruda, Rogério Bispo dos Santos, Solayne Lima e Waldemir da Silva Lima.


 

Programa de Cinema –22h30
André, a cara e a coragem

O filme, dirigido por Xavier de Oliveira, conta a história de um jovem que sai em busca de emprego. Nessa procura, ele encontra Marli. André se apaixona pela moça e eles iniciam um relacionamento amoroso. Fruto desse amor, nasce uma criança. Se para André, a vida já estava difícil e ele não conseguia nem pagar o aluguel, agora vai enfrentar mais desafios.

Drama. De Xavier de Oliveira. 1971. 91 min. Com Stepan Nercessian, Angela Valério, Ecchio Reis, Antonio Patiño, entre outros.

Não recomendado para menores de 14 anos


 

Sinfonia Fina – 23h30
Da Caatinga a Leipzig
Luiz Gonzaga e Bach

O programa desta sexta (16) mostra a vida e obra de Luiz Gonzaga e de Bach, dois símbolos da música internacional. Luiz Gonzaga, considerado o mestre da sanfona e símbolo da cultura nordestina, nasceu no sertão de Pernambuco e, desde cedo, aprendeu a tocar sanfona com seu pai. Em 1941, gravou seu primeiro disco solo, cuja música de sucesso foi Dança Mariquinha. A partir daí, iniciou sua carreira artística e ficou conhecido por todo Brasil como Rei do Baião. Ele influenciou vários compositores da chamada Moderna Música Nordestina, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fagner e outros.

Além disso, implantou no Brasil os ritmos e as batidas do xote e do baião. Ao todo, gravou 56 discos e compôs mais de 500 músicas. Entre as mais famosas estão Asa Branca, Vozes da Seca, A Triste Partida e Juazeiro.

Já Johann Sebastian Bach é considerado um dos maiores e mais influentes compositores de todos os tempos. Nascido na Alemanha, cresceu numa família de músicos profissionais. Como Luiz Gonzaga, também foi influenciado, desde jovem, pela música e aprendeu a tocar violino com o pai. Protestante, ingressou para o coral da Igreja de São Miguel de Lüneburg, aos 15 anos. Lá pode estudar literatura, teologia, línguas antigas e filosofia. Bach é um símbolo da música barroca e suas composições eram marcadas por complexas contraposições.

Ele também foi violinista na corte ducal de Weimar; organista na igreja de São Blásio, em Mühlhausen; compositor da corte do príncipe Leopold von Anhalt, de Cöthen e diretor de música da universidade da igreja de São Tomás, em Leipzig. Em 1749, perdeu a visão e morreu um ano depois. Com isso, muitas de suas composições ficaram inacabadas, como a Arte da Fuga. Outros sucessos do músico são Concertos de Brandenburgo , Paixão segundo São Mateus , Missa em si bemol menor e O cravo bem temperado.

A Orquestra Sinfônica Paulista, com regência de Adriano Machado, e o Coral Da Boca Pra Fora, regido por Cadmo Fausto, fazem apresentações em homenagem a esses dois grandes músicos.

Apresentação Anelis Assunção
Direção Guga de Oliveira
Supervisão Musical Antonio Carlos Neves Campos
Quarta-feira, às 00h
Sexta-feira, às 23h30


 

SÁBADO, 17 DE OUTUBRO

 

A Grande Música – 15h

A Grande Música desta semana exibe as apresentações de dois grupos de comunidades carentes no Rio Internacional Cello Encounter. O primeiro é a Orquestra da Grota do Surucucu, formada por moradores da comunidade da Grota do Surucucu, na periferia de Niterói (RJ). No projeto, cerca de 80 crianças e jovens, com idades entre 10 e 19 anos, estudam violino, viola, violoncelo ou flauta. Destes, 12 são integrantes da Orquestra da Grota e realizam diversas apresentações em todo o estado do Rio de Janeiro.

Neste concerto, gravado no Espaço Tom Jobim, a orquestra foi regida por Nayran Pessanha, integrante do quarteto de cordas da UFF – Universidade Federal Fluminense. No repertório, as músicas Suite D. Quixote (Teleman) e Quatro Peças do Guia Prático (Villa-Lobos).

Já o segundo grupo apresentado no programa é a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A Orquestra desenvolve um projeto parecido com o de Niterói, com 82 jovens, entre 14 e 24 anos, de uma comunidade carente em Barra Mansa (RJ). O grupo já tocou com grandes nomes da música nacional e internacional. Entre eles, o cantor e compositor Ivan Lins, os pianistas Maria Clodes Jaguaribe, Gustavo Torres e Virginia Hogan e a principal violoncelista da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, a alemã-israelense Ina Joost.

No Rio Internacional Cello Center, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa contou com as participações de dois músicos norte-americanos: o regente Alastair Willis.

Produção executiva Emília Matos.
Direção Gustavo Lopes.
Apresentação, comentários e direção geral José Schiller.
Segundas, 0h10


 

Programa de Cinema – 22h
Dois córregos

O filme conta a história de Ana Paula, 46 anos, que ao voltar para sua antiga casa, relembra o passado. A partir daí, o filme retorna para os 18 anos de Ana que, em meio à repressão imposta pela ditadura militar, convive, durante um final de semana prolongado, com um homem fascinante e misterioso, na companhia de uma colega de escola e da empregada. O acontecimento é como um "rito de passagem" para as duas adolescentes.

Drama. De Carlos Reichenbach. 1999.112min. Com Carlos Alberto Riccelli, Beth Goulart e Ingra Liberato.

Não recomendado para menores de 14 anos.


Legenda oculta (closed caption)

Para acessar o sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão, nos programas da TV Brasil, entre na função menu do aparelho de TV, escolha a opção closed caption, seguida da função on (ligado). Esta fica oculta, até o acionamento pelo usuário, e permite aos deficientes auditivos acompanhar os programas transmitidos pela emissora.

A legenda oculta é patrocinada pela Petrobras.


Como Sintonizar

Rio de Janeiro
Canal 2 / VHF Analógico
Canal 32 / UHF Analógico
Canal 41 / UHF Digital
Canal 18 / NET Cabo
Canal 116 / Sky-DirecTV
Canal 181 / TVA

Distrito Federal
Canal 2 / VHF Analógico
Canal 15 / UHF Digital
Canal 16 / NET Cabo
Canal 116 / Sky-DirecTV

Maranhão
Canal 2 / VHF Analógico
Canal 34 / UHF Digital
Canal 18 / NET Cabo
Canal 116 / Sky-DirecTV

São Paulo
Canal 63 / UHF Digital
Canal 4 / NET Cabo Digital
Canal 116 / Sky-DirecTV

Satélite - Transmissão Digital
Satélite C-2
Frequência: 3656
Banda L: 1994
Polarização: vertical
Symbol rate: 3930 FEC: ¾

Satélite - Transmissão Analógica
Satélite C-2
Frequência: 3750
Banda L: 1400
Polarização: Horizontal


EXPEDIENTE

Serviço de Atendimento ao Público
sap@tvbrasil.org.br
(21) 2117.6208

EBC

Brasília
Departamento de Comunicação e Marketing
SCRN 702 / 3 Bloco B - Brasília/DF - 70720-620
Telefone: (61) 3799.5200

Rio de Janeiro
Rua da Relação, 18, 5º andar – Lapa – Rio de Janeiro/RJ – 20231-110
Telefones: (21) 2117.6230 / 2117.6243 / 2117.6208 / 2117.6200
Ramais: 6212 e 6225
comunicacao@tvbrasil.org.br

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz