Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.7.17

Ocupação Lanceiros Negros renasce em hotel desativado no Centro

Ocupação Lanceiros Negros renasce em hotel desativado no Centro

Ocupação aconteceu 20 dias após reintegração de posse na antiga morada da Lanceiros Negros | Foto: Luís Eduardo Gomes/Sul21

Luís Eduardo Gomes

Pouco antes de completar três semanas da reintegração de posse do prédio do governo do Estado que ocupavam na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no Centro de Porto Alegre, ex-moradores da Lanceiros Negros ocuparam na madrugada desta terça-feira (4) o prédio do antigo hotel Açores, localizado na Rua dos Andradas. De acordo com o Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), 150 famílias ligados ao movimento estão no prédio.

Quando a Brigada Militar realizou a reintegração de posse em 14 de junho, cerca de 70 famílias moravam no prédio anterior. Desabrigadas, boa parte delas ganhou refúgio temporário na Ocupação de Mulheres Mirabal, também no Centro, mas que não tinha estrutura para comportar todas as pessoas. Segundo Nana Sanches, coordenadora do MLB, grande parte das famílias da antiga Lanceiros estão na nova ocupação, nomeada de Lanceiros Negros Vivem. O restante das famílias já estavam cadastradas pelo MLB ou procuraram o movimento após a reintegração da Lanceiros. São pessoas que viviam em áreas de risco ou dominadas pelo tráfico, segundo o movimento.

"Muitas famílias viram a injustiça, a situação precária das famílias da ocupação, que era parecida com a situação precária delas, e procuraram o movimento para se organizar", diz Nana.

O prédio ocupado pela Lanceiros nesta terça abrigava o hotel Açores, que, segundo o MLB, estaria desocupado há cerca de dois anos. De acordo com o setor comercial do Hotel Açores Premium, de Porto Alegre, o hotel da Rua dos Andradas pertenceu ao grupo e o prédio ocupado nesta terça foi locado até dezembro de 2015. Até o momento, a reportagem não conseguiu identificar quem são os proprietários do imóvel.

O movimento afirma que o prédio foi escolhido porque já não cumpria a função social e cita o Estatuto das Cidades (Lei 10.257 de 2001), que autoriza o poder público a desapropriar imóveis que estão em desuso. "Tem vários prédios historicamente abandonados. É um absurdo que esses prédios estejam vazios, quando existe o Estatuto das Cidades, que dá prerrogativas para os juízes os desapropriarem para fins de moradia", diz Nana. "O prédio estava fechado, desocupado, agora ele tem uso", complementa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 eram 40 mil imóveis potencialmente abandonados na cidade. Apenas na área conhecida como Quarto Distrito, na região central da cidade, seriam sete mil.

O MLB informa que, pela manhã, um grupo de policiais passou em frente ao prédio, que foi fechado com correntes e cadeado pelos novos moradores, mas logo foram embora. Também pela manhã chegaram as primeiras doações, entregues por pessoas ligadas à central sindical CTB-RS.

O movimento está convocando um ato de apoio a Lanceiros Negros para o meio-dia desta terça.

http://www.sul21.com.br/jornal/ocupacao-lanceiros-negros-renasce-em-hotel-desativado-no-centro/#


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz