Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.8.16

textos... Andre Langer

"O salário é uma forma de distribuição de riqueza. Em 1980 os salários compunham 50% do PIB do Brasil, em 1990 caiu para 36%. Em 2005, chegamos a 46%. Com todo o processo de valorização do salário ainda estamos antes de 1980." 

"Outro aspecto da terceirização do trabalho no Brasil é a precarização. A terceirização é responsável por uma diminuição, um achatamento dos salários, de 40% a 60%. A terceirização é um argumento que o empresariado usa para dizer que é possível gerar mais empregos. Mas, esse é um argumento falacioso, é errado, porque a prática não comprovou isso até hoje. A terceirização serve como uma estratégia de redução dos custos."

"A financeirização é, em termos de tempo, algo trágico."

"Após o trabalhador passou a trabalhar em células produtivas."
"Nesse novo modelo de organização do trabalho, a comunicação, a cooperação, ganham nova importância."
"A produção é reorganizada em células produtivas, onde os trabalhadores podem conversar mais, mas novamente de maneira imposta. Agora passa a ser uma imposição a conversa."
"Se antes era proibido falar, agora é proibido ficar calado."
"Os trabalhadores passam a ter reuniões semanais, onde podem conversar, sugerir. Mas, isso, ao mesmo tempo, torna-se um elemento de competição cada vez maior."
"Com a reestruturação, há um processo de internalização das chefias. Cada trabalhador/a é um/a chefe, e ele/a é responsável por si e por todos/as. Isso aumenta a competição, o individualismo, é responsável também pela desorganização sindical."
"A qualidade passa a ser um elemento de todo o processo produtivo."
"Setores são terceirizados. Dentro de uma mesma empresa passam a haver até treze categorias de trabalhadores diferentes. Os trabalhadores pertencem a categorias diferentes."
"Assim, com a terceirização e a flexibilização surge o processo de precarização do trabalho."


"O trabalhador representado por Charlie Chaplin, no filme Tempos Modernos, é trabalhador especializado, repetitivo e chato."
"A velocidade, a rapidez, é um comando que vem de fora, que agiliza a esteira, e assim os trabalhadores/as perderam controle sobre o tempo."

Prof. Dr. Andre Langer

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz