Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.8.16

A FARSA DESCOBERTA

Sexta, 26 Agosto 2016 14:17

A FARSA DESCOBERTA

Senadores pedem desqualificação de testemunha e anunciam representação contra auditor

    gleisi58820 54c59c67d3 bNa abertura do segundo dia do julgamento de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (26), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu à presidência dos trabalhos, a cargo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a desqualificar o depoimento de uma das testemunhas da acusação, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Carlos Costa D'Ávila. 

    No dia anterior, D'Ávila confirmou ter auxiliado o procurador junto ao TCU Júlio Marcelo na representação que viria a ser a base da peça de impeachment contra Dilma. Atribui-se a ele a criação do termo "pedaladas fiscais" e sua atuação para ajudar o amigo fundamentar uma denúncia que caiu em suas mãos de maneira muito sinistra, como apontou o advogado da presidenta Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo. A colaboração entre auditor e procurador, entre outros ilícitos, fere o princípio da imparcialidade. 

    "Ele [Júlio Marcelo] solicitou a minha ajuda, o meu auxílio e eu jamais poderia me negar, como jamais me neguei, a escrever qualquer texto. Auxiliei, sim, na redação de alguns trechos da representação", disse Antônio Carlos Costa D'Ávila, durante a sua oitiva, ontem, em resposta a questionamento do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). Seria D'Ávila quem iria julgar a peça que ele mesmo escreveu, só que na representação ele sequer aparecia, só o nome do procurador Júlio Marcelo. 

    Segundo Gleisi Hoffmann, o ato se assemelha ao de um juiz ajudando o advogado a redigir uma peça acusatória que a autoridade, depois, irá julgar. "Eu acho que, junto com a situação do procurador Júlio Marcelo, essa é uma das mais graves que nós temos no processo. E só confirma o que temos dito aqui desde o início. Esse processo é uma farsa, foi montado exatamente para criminalizar e julgar a presidenta Dilma", disse. 

    Apesar de todos os indícios de suspeição no depoimento, o pedido de desqualificação foi negado por Lewandowski. Com isso, a decisão mantém o caráter do auditor como testemunha ao invés de informante, como figurou ontem Júlio Marcelo. Segundo o ministro, o pedido deveria ter sido feito no momento da contradição de D'Ávila. 

    Digitais no processo 

    Além do pedido de desqualificação do testemunho do auditor, o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou que será feita uma representação contra D'Ávila no Conselho Nacional do Ministério Público e no Tribunal de Contas da União. 

    "[O auditor] não podia ter um envolvimento direto, ter colocado suas digitais na representação que, depois, seria objeto de uma deliberação dele", criticou. 

    Viana destacou que o Código do Tribunal de Contas da União veda atitude atitudes como a do auditor. Segundo o artigo 5º, inciso XIV, da legislação, os servidores do TCU devem "manter neutralidade no exercício profissional – tanto a real como a percebida – conservando sua independência em relação às influências político-partidária, religiosa ou ideológica, de modo a evitar que estas venham a afetar a sua capacidade de desempenhar com imparcialidade suas responsabilidades profissionais". 

    "D'Ávila é consultado para tudo neste mundo, mas ele já tinha colocado suas digitais numa mentira, e se nós estamos – e estamos – diante de um tribunal, o falso testemunho pode ser motivo até de prisão", declarou Viana. 


    Leia mais:

     

    Segunda testemunha dos golpistas desmascarada



    http://www.ptnosenado.org.br/site/noticias/ultimas/item/54931-senadores-pedem-desqualificacao-de-testemunha-e-anunciam-representacao-contra-auditor#


    Nenhum comentário:


    Cancion con todos

    Salgo a caminar
    Por la cintura cosmica del sur
    Piso en la region
    Mas vegetal del viento y de la luz
    Siento al caminar
    Toda la piel de america en mi piel
    Y anda en mi sangre un rio
    Que libera en mi voz su caudal.

    Sol de alto peru
    Rostro bolivia estaño y soledad
    Un verde brasil
    Besa mi chile cobre y mineral
    Subo desde el sur
    Hacia la entraña america y total
    Pura raiz de un grito
    Destinado a crecer y a estallar.

    Todas las voces todas
    Todas las manos todas
    Toda la sangre puede
    Ser cancion en el viento
    Canta conmigo canta
    Hermano americano
    Libera tu esperanza
    Con un grito en la voz